Buscar no Cruzeiro

Buscar

Zona norte

Prefeitura inaugura viaduto Marcos Jacob

Dispositivo interliga as avenidas Edward Fru-Fru e Ulysses Guimarães e deve desafogar o trânsito na região

06 de Agosto de 2022 às 12:42
Virginia Kleinhappel Valio [email protected]
Prefeito Rodrigo Manga esteve na inauguração do viaduto neste sábado (6)
Prefeito Rodrigo Manga esteve na inauguração do viaduto neste sábado (6) (Crédito: Cezar Ribeiro )

Para marcar o início das comemorações do aniversário de 368 de Sorocaba, a Prefeitura inaugurou, ontem (6), o viaduto Marcos Jacob, na zona norte da cidade. O novo viaduto que interliga as avenidas Edward Fru-Fru Marciano da Silva e Ulysses Guimarães servirá para desafogar o trânsito e com isso melhorar a mobilidade.

“Nos horários de pico fica um congestionamento muito grande, então ele vai fazer essa interação para quem vem da Itavuvu e da Ulisses poder acessar a Fru-Fru. É uma obra super importante para a mobilidade da cidade e que quando nós assumimos corria o risco de ser uma obra que ficaria parada. Então fizemos uma reunião emergencial antes mesmo de eu assumir como prefeito e conseguimos entregar já no segundo ano da nossa gestão”, disse o prefeito Rodrigo Manga.

O novo dispositivo faz parte do programa “Sorocaba tem pressa” e possui 400 metros de extensão e 16,9 de largura, com 4 pistas de tráfego e iluminação de LED. O gerenciamento da construção do viaduto ficou sob responsabilidade do Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (Cadi) e teve custo estimado em R$ 24 milhões, realizado por meio de financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

O colombiano Jaime Holguín, representate da CAF no Brasil, não pôde estar presente na inauguração, mas comentou sobre a obra em um vídeo exibido à população que estava presente na inauguração. “Para a CAF é uma honra participar dessa inauguração, temos uma parceria com o município de Sorocaba e essa parceria tem como produto apoiar obras para melhorar a qualidade de vida das pessoas do município de Sorocaba. A mobilidade vai melhorar muito com um viaduto de última tecnologia e qualidade, para que a população aproveite esta obra de infraestrutura” ressaltou na gravação.

Para o secretário de Mobilidade, Carlos Eduardo Paschoini, o viaduto proporcionará à população um deslocamento rápido e seguro, “Nós tínhamos um problema muito sério na avenida Itavuvu, era um sistema semafórico muito complexo, que tínhamos que adaptar todo dia para que fosse possível receber o fluxo diário. Com o novo viaduto,conseguimos fazer uma ligação direta com as avenidas, e com isso proporcionamos à população um menor tempo de deslocamento e melhoria na qualidade de vida”, comentou.

Também estiveram na inauguração os familiares do homenageado Marcos Jabob; representantes do legislativo sorocabano e secretários municipais.

Homenagem a Jacob

O nome do novo viaduto é uma homenagem ao engenheiro sorocabano Marcos Jabob. Sua esposa, a jornalista Cláudia Almeida Jacob, esteve presente na inauguração acompanhada de dois dos três filhos do casal. Marcos foi responsável por grandes obras em todo o Brasil, como a Arena Fonte Nova, em Salvador. Em 18 de agosto de 2020, depois de um ano de luta contra o câncer, o sorocabano faleceu, aos 59 anos.

“Hoje é um dia muito especial para toda a nossa família, é um dia de muita honra por receber essa homenagem. O proponente é o vereador Fernando Dini, que é um amigo particular da minha família e que sempre esteve ao nosso lado. Está sendo um dia muito especial porque é uma obra enorme e importante para a cidade. Eu não tinha noção de que o nome do meu marido ia ter essa honra e ser eternizado por essa obra tão bonita. Meu marido era engenheiro, então nada mais justo para um engenheiro ter uma obra tão linda e importante como essa na cidade de Sorocaba. É um momento que não tem como nós não nos emocionarmos. Estamos muito felizes pelo nome dele ficar perpetuado em Sorocaba, uma cidade que ele amava viver e que fez muitas obras”, disse a esposa do homenageado, Cláudia Almeida Jacob.

População opina sobre viaduto

A dona de casa Maria Aparecida Alves mora ao lado do viaduto e espera que diminua o número de veículos na região, “Aqui tem um fluxo muito grande de veículos, era muito trânsito. Ainda não sabemos como vai ser, mas a expectativa é que melhore tudo”, disse.

Eliseu Ferreira é funcionário público e enfrenta o trânsito da região todos os dias. “Esse viaduto vai desafogar muito o trânsito. Eu ficava ao menos 10 minutos parado todos os dias no horário das 7h, que é o horário de pico. Agora vai ficar excelente, não preciso mais pegar sinaleiro e tenho acesso direto à avenida”, falou.

A publicitária Priscila Reis mudou-se para Sorocaba há um ano e disse que o trânsito estava complicado por conta da obra. “Agora, com a obra finalizada, o trânsito vai melhorar. Mas espero também que melhore o entorno do viaduto e que as ruas sejam recapeadas”, disse. (Virginia Kleinhappel Valio)