Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tecnologia

Começa a instalação da infraestrutura para entrada do 5G em Sorocaba

Segundo o prefeito Manga, a população deve ter acesso à tecnologia a partir da semana que vem

05 de Agosto de 2022 às 15:42
Thaís Marcolino [email protected]
Começa a instalação da infraestrutura para do 5G funcionar em Sorocaba
Começa a instalação da infraestrutura para do 5G funcionar em Sorocaba (Crédito: Fábio Rogério)

Começou na tarde desta sexta-feira (5), pela região central de Sorocaba, a instalação da infraestrutura para que a tecnologia 5G (5ª geração) de telefonia móvel e dados digitais possa ser usada pela população da cidade. Segundo o prefeito Rodrigo Manga, que participou da inauguração do projeto, a população deve ter acesso à tecnologia a partir da semana que vem.

Nesta primeira fase são 12 luminárias no total, sendo que uma delas é a matriz, pesando 30 quilos, transmitindo sinal 5G em um raio de até 300 metros e contando com telegestão, controle de luminosidade, câmera de videomonitoramento, reconhecimento facial e tecnologia de LED, localizado na Praça Coronel Fernando Prestes. O mecanismo de videomonitoramento das luminárias será utilizado, também, de forma integrada e efetiva pela Guarda Civil Municipal (GCM).

A matriz recebe o sinal 5G e transmite para as demais luminárias, que são menores e reproduzem a internet sem fio em um raio de até 50 metros, cada. Tais luminárias vão ser instaladas nas ruas Coronel Benedito Pires e Penha. Cada luminária inteligente tem o valor médio aproximado de R$ 40 mil.

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, a instalação das luminárias não teve custo para o município pois foi realizada em parceria com o deputado federal Marcos Pereira (Republicanos) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

‘É uma alegria ser a primeira do interior do Estado a receber a tecnologia. Além da questão da segurança pública, traz impulso ao desenvolvimento econômico. E esses equipamentos aqui são só o ponta pé inicial‘, disse o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga.

Ainda de acordo com Manga, foi protocolada na Câmara de Sorocaba uma lei em que regulamenta a tecnologia 5G no município. Ele espera que essa regulamentação possa atrair a iniciativa privada para ampliação do sistema na cidade.

Sorocaba é a primeira cidade do Estado de São Paulo, exceto a capital a receber a tecnologia 5G. Segundo anunciado pela ABDI, a meta do projeto ‘Conecta 5G’ do Ministério das Comunicações é contemplar, em um primeiro momento, cidades com mais de 500 mil habitantes.. Depois, serão atendidas localidades acima de 100 mil, seguidas daquelas com mais de 30 mil habitantes e, assim, sucessivamente, até que todas as 5.570 cidades brasileiras estejam plenamente cobertas até 2029.

A tecnologia 5G

A tecnologia 5G é a nova geração de internet móvel, uma evolução da atual conexão 4G. De acordo com especialistas, a modernização terá mais velocidade para baixar e enviar arquivos, reduzindo assim o tempo de resposta entre diferentes dispositivos e tornará as conexões mais estáveis.

Além de Sorocaba, Brasilia, Belo Horizonte João Pessoa, Porto Alegre e a capital paulista já implementaram a última geração da internet móvel em seus territórios. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), as próximas cidades que devem receber o 5G são Rio de Janeiro, Curitiba, Salvador e Goiânia.

Para que todos tenham acesso será necessário ter um celular compativel. A Anatel listou recentemente a lista com aproximadamente 70 aparelhos homologados. Com o tempo, a expectativa é de que todos os aparelhos incorporem a conexão, assim como ocorreu com o 4G. (Thaís Marcolino)

 

Galeria

Confira a galeria de fotos