Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

CEI 93 é furtada duas vezes em menos de três dias

No primeiro furto, levaram dois cilindros de gás de cozinha; já na madrugada de hoje (3), invasores serraram o encanamento da caixa d'água

03 de Agosto de 2022 às 16:22
Cruzeiro do Sul [email protected]
CEI 93 – Madre Teresa de Calcutá, localizado no Wanel Vile
CEI 93 – Madre Teresa de Calcutá, localizado no Wanel Vile (Crédito: Jessé Garcia)

O CEI 93 – Madre Teresa de Calcutá, localizado no Wanel Vile, foi invadido e furtado duas vezes em menos de três dias. Segundo Jessé Garcia, pai de um aluno do CEI 93, o primeiro furto ocorreu na madrugada de segunda-feira (1º), quando levaram dois cilindros de gás de cozinha. Por conta disto, as merendeiras não tinham como cozinhar e as crianças ficaram sem aula no dia seguinte. Na madrugada de hoje (3), a unidade escolar foi furtada novamente. Desta vez, serraram e levaram o encanamento da caixa d’água.

Ele conta que o problema era comum antes da Prefeitura de Sorocaba contratar os vigias para as unidades de ensino e que houve uma “trégua” enquanto a escola era vigiada. Hoje, as unidades de ensino seguem sem segurança devido à greve realizada pelos vigilantes por falta de pagamento. “Os pais estão sendo obrigados a voltar para casa e tentar achar alguém para ficar com as crianças e, se possível, conseguirem trabalhar”, disse.

“O problema principal é que foi durante a madrugada. E nesse horário a escola está sem vigia”, disse Jessé. De acordo com a nota enviada pela Prefeitura de Sorocaba, os vigias continuam trabalhando nas unidades escolares da cidade. No entanto, Jessé garante que a informação repassada pela administração municipal não é verdadeira. Ele mostra, ainda, uma conversa em um aplicativo de mensagens instantâneas, na qual a diretoria do CEI 93 pede que os pais dos alunos cobrem o prefeito Rodrigo Manga, durante o evento “Quarta com o prefeito”, para que ele resolva a situação dos vigias, garantindo assim a segurança das unidades escolares.

Em relação ao furto desta madrugada (3), a Prefeitura Municipal de Sorocaba esclarece que houve uma ação pontual de tentativa de furto na unidade escolar, que foi frustrada com a chegada da viatura da GCM, “Uma torneira deixada no local foi recolocada no lugar e o abastecimento de água da escola não foi afetado”. Já em relação ao furto do cilindro de gás, a administração municipal não se manifestou.

A nota informa que a presença dos vigias nas escolas municipais foi implantada em julho de 2021 e, desde então, as ocorrências de vandalismo nessas unidades reduziram drasticamente. O número de casos registrados em escolas, de janeiro a junho deste ano, caiu mais de 85%, na comparação com o período anterior à contratação dos vigias.

Além da queda no número de ocorrências de vandalismo nas escolas, houve, segundo a Prefeitura de Sorocaba, uma redução significativa de ocorrências em demais próprios públicos “em razão de um conjunto de medidas de segurança adotado, como intensificação das rondas preventivas da GCM; ações de inteligência das forças de segurança que atuam no município; início da implantação do COI (Centro de Operações Integradas); além da iniciativa da Operação Delegada, possível a partir de um convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado, em vigor desde o ano passado, que permite a atuação conjunta de policiais militares em ações de proteção ao patrimônio público, incluindo as escolas”.