Buscar no Cruzeiro

Buscar

"Última Instância"

Operação contra narcotráfico internacional tem alvos em Sorocaba

Foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão e 14 de prisão; organização criminosa é considerada a mais poderosa e estruturada do País

03 de Agosto de 2022 às 09:24
Virginia Kleinhappel Valio [email protected]
Estão sendo cumpridos 65 mandados de busca e apreensão e 25 de prisão preventiva em diversas regiões do estado de São Paulo
Estão sendo cumpridos 65 mandados de busca e apreensão e 25 de prisão preventiva em diversas regiões do estado de São Paulo (Crédito: Divulgação/Deic)

A Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Sorocaba realizou nesta quarta-feira (3) a Operação “Última Instância”. Foram cumpridos 65 mandados de busca e apreensão e 25 prisões preventivas por todo o Estado, sendo 22 de busca e 14 de prisão somente em Sorocaba. Na cidade, a operação ocorreu no Parque São Bento e Bairro dos Morros. O objetivo é desarticular os principais setores de uma organização criminosa com forte atuação no narcotráfico internacional e segundo a Polícia Civil, considerada a mais poderosa e estruturada do Brasil.

No trâmite das investigações, foram observados três núcleos, cujas atribuições e responsabilidades representavam níveis hierárquicos distintos dentro da Organização Criminosa. Dois deles possuíam forte atuação em Sorocaba e região.

O terceiro grupo alvo da operação abrange integrantes de diversos setores da organização criminosa, “e prioritariamente os membros da cúpula, os quais compõem as denominadas “Sintonia Final” e “Sintonia Geral do Sistema”, cuja incumbência incide nas decisões de maior interesse da Organização Criminosa, determinando as ações e os rumos da facção criminosa, intrinsecamente coordenando os setores inferiores e atuando como a última instância”, explica a Polícia Civil.

O grupo criminoso conta com membros espalhados por todo o país. A operação ocorreu também em Araçoiaba da Serra, Campinas, Santos, Praia Grande, Francisco Morato, Cotia, São Bernardo, São Caetano, Santo André, Mauá, Guarulhos, Arujá e regiões Norte, Sul e Leste da capital paulista.

Foram cumpridos 90 mandados judiciais em todo o Estado. A ação da Polícia Civil movimentou cerca de 330 policiais civis, mais de 100 viaturas, além de drones e dois helicópteros. No total, a operação apreendeu cinco pistolas, um fuzil, cartuchos, munições, 60 quilos de cocaína e R$ 140 mil em espécie. (Virgínia Kleinhappel Valio)