Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Obras para internacionalização do aeroporto devem ser concluídas em 2022

Com voos diretos entre países, empreendimento será centro de manutenção e serviços de aeronaves

31 de Julho de 2022 às 00:01
Wilma Antunes [email protected]
As adequações para internacionalização do Bertram Luiz Leupolz foram negociadas com a Secretaria de Aviação Civil
As adequações para internacionalização do Bertram Luiz Leupolz foram negociadas com a Secretaria de Aviação Civil (Crédito: ARQUIVO JCS)

As obras de adequações para a internacionalização do Aeroporto Estadual de Sorocaba Bertram Luiz Leupolz devem ser concluídas até o fim de 2022, conforme informado pela Rede Voa, consórcio privado de administração de aeroportos brasileiros. Diferente do Aeroporto Catarina, em São Roque, o empreendimento sorocabano não realizará voos executivos. Em vez disso, ele se tornará um centro de manutenção e serviços, e a expectativa é que voos diretos entre países deverão ser permitidos com a finalidade de manutenção de aeronaves.

O consórcio assumiu a operação de 11 aeroportos do bloco SE, no interior do Estado de São Paulo, em 1º de abril deste ano. Para dar continuidade ao processo de internacionalização do Bertram Luiz Leupolz, foram feitas reuniões junto à Secretaria de Aviação Civil (SAC). Após sinalização positiva da pasta, foram realizadas consultas com a Delegacia Regional da Polícia Federal (PF).

O objetivo, segundo a Rede Voa, foi sanar as pendências apontadas pela corporação em um relatório de 2019. Entre as solicitações constam ações mitigadoras na vulnerabilidade de acesso ao aeroporto, separação de área privada da operacional recuperação de muros, alambrados e cercas, bem como melhoria de procedimentos de segurança, por meio de vigilância eletrônica de pontos sensíveis.

Atualmente, o processo de internacionalização está em fase de contratação dos serviços - ARQUIVO JCS
Atualmente, o processo de internacionalização está em fase de contratação dos serviços (crédito: ARQUIVO JCS)

Atualmente, o processo de internacionalização está em fase de contratação dos serviços. Entre eles, estão o de ambulância, gerenciamento de resíduos, manutenção de ar-condicionado, operação de carros rebocáveis utilizados no processo de drenagem de detritos e reposição de água potável nos banheiros dos aviões (QTA/QTU), supressão e raspagem de leucenas (vegetação), câmeras perimetrais, reforma do terminal de passageiros, colocação de câmera interna e portão de controle de acesso à área operacional.

Segundo o prazo estimado pelo consórcio, a ordem de serviço definitiva deve ser finalizada pela Agência de Transporte e do Estado de São Paulo (Artesp) até hoje (31). Assim, conforme cronograma de ações emergenciais em curso, a Rede Voa deve encerrar a execução das obras até o fim do ano. Para a Rede Voa, a localização da cidade favorece o processo de internacionalização.

“O Aeroporto Bertram Luiz Leupolz é um importante polo nacional de manutenção de aeronaves, com localização estratégica, próximo à capital do Estado, sediando atualmente importantes empresas nacionais e estrangeiras do segmento aeroportuário do Brasil”, afirmou a empresa. (Wilma Antunes)

Galeria

Confira a galeria de fotos