Benefício
CPFL busca clientes ainda não cadastrados na Tarifa Social
O benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) dá descontos de até 65% na conta de luz e, para contemplar ainda mais famílias, a CPFL Piratininga está fazendo busca de possíveis beneficiários que, por algum motivo, ainda não estão cadastrados. Os casos mais comuns são de divergência de dados do Cadastro Único (CadÚnico) e da CPFL e, por isso, os interessados precisam ficar atentos aos cadastros.
A CPFL Piratininga -- que abrange Sorocaba e outras cidades da região -- tem atualmente 103,7 mil cadastros ativos na Tarifa Social e estes recebem o benefício todos os meses. No entanto, estimativas da companhia indicam que este número pode chegar a cerca de 175 mil clientes. O objetivo é ampliar a base de famílias cadastradas, já que os descontos da Tarifa Social podem ser grandes aliados em situações de dificuldades financeiras.
Têm direito à Tarifa Social famílias inscritas no Cadastro Único para programas sociais do governo federal, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional; ou idosos com 65 anos ou mais ou pessoas com deficiência, que recebam o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC); ou família inscrita no CadÚnico com renda mensal de até três salários mínimos, que tenha portador de doença ou deficiência cujo tratamento, procedimento médico ou terapêutico requeira o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica.
Entre as 27 cidades atendidas pela CPFL Piratininga, Sorocaba é uma das que tem maior potencial de crescimento de clientes com Tarifa Social. A fim de atingir mais clientes e ampliar o cadastro da Tarifa Social, a CPFL Piratininga está realizando a busca dos clientes que podem ter direito ao benefício. Uma das formas são as parcerias firmadas com Centros de Referência de Assistência Social (Cras), os órgãos das prefeituras responsáveis pelo cadastro e atualização de dados do CadÚnico. Assim, o cadastro no benefício pode ser realizado, permitindo que os descontos sejam aplicados automaticamente e ajudem as famílias, inclusive, a conseguirem manter suas contas em dia.
“O cliente que for titular da conta de energia não precisa mais ir a uma agência ou entrar em contato com a CPFL. Todo o trabalho de busca aos beneficiários é feito pela CPFL, que cruza os dados do Ministério da Cidadania com sua base de clientes para conceder o direito da Tarifa Social”, diz Rafael Lazzaretti, diretor comercial das distribuidoras da CPFL Energia.
Porém, ainda que o cliente esteja no CadÚnico, em algumas situações este cadastramento não é possível de forma automática. Os casos mais comuns, que impactam na não concessão do benefício de maneira automática, são: titular da conta de energia não ter seu CPF no CadÚnico; morador de baixa renda que não procurou o Cras para fazer o CadÚnico; e dados divergentes entre os dois cadastros, como nome ou endereço.
Os descontos para beneficiários da Tarifa Social são cumulativos e variam de acordo com os quilowatts-hora (kWh) consumidos no mês. Nos primeiros 30 kWh, o desconto é de 65%, reduzido para 40% no intervalo entre 31 e 100 kWh e 10% entre 101 e 220 kWh ao mês. (Da Redação)