Buscar no Cruzeiro

Buscar

Volta às aulas

Escolas retomam atividades após recesso

Após o recesso, aproximadamente 150 mil alunos do ensino básico que frequentam as escolas estaduais, municipais e privadas de Sorocaba estão retomando às aulas

28 de Julho de 2022 às 14:37
Inaiê Mendonça [email protected]
.
Escolas retomam atividades após recesso (Crédito: Fábio Rogério )

Aproximadamente 150 mil alunos do ensino básico que frequentam as escolas estaduais, municipais e privadas de Sorocaba estão retomando às aulas após o recesso de julho. As escolas estaduais já recomeçaram as atividades na terça-feira (26), enquanto as redes municipal e particular voltarão às aulas na próxima semana.

Na rede municipal de ensino, cerca de 60 mil alunos voltarão às aulas na segunda-feira (1). As unidades estiveram em recesso por dez dias, entre 18 a 28 deste mês. De acordo com a Prefeitura de Sorocaba, o recesso não causou nenhum prejuízo à quantidade de dias letivos e atendimento aos estudantes.

Já as escolas estaduais estiveram em férias entre os dias 11 a 25 deste mês. Conforme a Secretaria de Estado da Educação, 55 mil alunos estão matriculados nessa rede.

Particulares

A previsão é de que as aulas na rede particular retornem na primeira semana de agosto. No munícipio 35.977 mil alunos matriculados na educação básica, da educação infantil ao ensino médio, devem voltar do período de recesso, segundo o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo (Sieeesp). Uma das escolas é o Colégio Politécnico que aguarda o retorno de 1.502 alunos em suas duas unidades na quarta-feira (3).

Recesso ameaçado

O recesso de inverno esteve ameaçado de não acontecer nas escolas municipais e estaduais. O impasse ocorreu por conta da realização dos Jogos Abertos do Interior na cidade, envolvendo 15 mil atletas de várias regiões. No decorrer do evento esportivo, as unidades de ensino seriam utilizadas como alojamento para os atletas. Por isso, o recesso que aconteceria em outubro teria que ser em julho. Os Jogos Abertos estavam previstos para acontecer entre os dias 3 e 15 de outubro, mas foram transferidos para São Sebastião, litoral norte de São Paulo. Mesmo com o cancelamento da competição no município, a Secretaria da Educação (Sedu) decidiu manter o recesso escolar durante o mês de julho.
(Colaborou Cezar Ribeiro - programa de estágio)