Buscar no Cruzeiro

Buscar

Nova tecnologia

Em Sorocaba, consumidor prefere 5G

Mais de 50% das vendas de celulares novos são de aparelhos compatíveis

24 de Julho de 2022 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Preços mais baixos tornam a tecnologia acessível para o bolso dos consumidores
Preços mais baixos tornam a tecnologia acessível para o bolso dos consumidores (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO JCS (11/07/2022))

Mais de 50% dos aparelhos celulares novos vendidos em Sorocaba já são compatíveis com a tecnologia 5G. Com a ativação do sinal iniciada na semana passada em Brasília e prevista para outras capitais ainda neste semestre, incluindo a capital paulista, as lojas na cidade já vendem mais aparelhos com a nova tecnologia do que os modelos que não são 5G. Recentemente, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) também divulgou uma lista com 68 modelos de celulares homologados pelo órgão federal capazes de rodar a tecnologia.

A Anatel informa que a homologação é pré-requisito ao uso e comercialização do produto no Brasil, devendo o consumidor, antes de adquirir tais produtos, verificar o código de homologação estampado no chassi ou no manual do produto, além de consultar a sua operadora sobre a compatibilidade do produto à rede. “Dessa forma, o consumidor poderá usufruir de maneira plena dos benefícios das redes de telecomunicações 5G, sem correr riscos à utilização do produto”, orienta a Agência. A lista de modelos de celulares homologados pela Anatel pode ser consultada pelo site: https://informacoes.anatel.gov.br/paineis/certificacao-de-produtos/celulares-em-5g.

Em duas lojas especializadas na venda de celulares e de planos de operadoras, no Centro, os gerentes confirmam a preferência atual do consumidor pelos modelos com a nova tecnologia.

Na loja da operadora Vivo, na Barão do Rio Branco, o gerente Júlio César Oliveira Gonçalves afirma que as vendas de aparelhos 5G já são praticamente a maior parte das vendas dos modelos disponíveis na loja. “Inclusive, oferecemos os aparelhos com a nova tecnologia visto a proximidade da chegada em várias cidades brasileiras. Nem compensa mais o cliente escolher um aparelho com a tecnologia mais antiga”, destaca.

O gerente disse ainda que os preços dos celulares 5G estão mais baixos e começam na faixa de R$ 1,7 mil. “Neste mês, dos 10 aparelhos vendidos na loja, 60% foram celulares 5G. Em junho, do total de 39 vendidos, 18 eram 5G”, afirma.

Já em uma loja de celulares da operadora Claro, na praça Coronel Fernando Prestes, também em Sorocaba, a gerente afirma que a venda de modelos 5G já é 70% do total de aparelhos vendidos. “Houve aumento da procura pelos celulares 5G especialmente pelos mais jovens. Os idosos ainda preferem modelos mais simples”, destaca Michele Goes.

Em Sorocaba, a previsão da Prefeitura de Sorocaba é que as primeiras luminárias com tecnologia 5G sejam instaladas na praça e na região central a partir do mês que vem, por meio do programa “Conecta 5G”, do governo federal e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Operadoras estão prontas para ativar sinal 5G

As operadores Claro, Tim e Vivo afirmam que estão prontas para oferecer o 5G de acordo com o calendário - FÁBIO ROGÉRIO JCS (11/07/2022)
As operadores Claro, Tim e Vivo afirmam que estão prontas para oferecer o 5G de acordo com o calendário (crédito: FÁBIO ROGÉRIO JCS (11/07/2022))

A operadora Vivo informa que está pronta para ativar o sinal 5G nas demais capitais brasileiras, de acordo com o cronograma e diretrizes do grupo responsável pela liberação de uso desta frequência, e da Anatel. “A empresa começa por Brasília no último dia 6 a ativação de sua rede 5G na faixa de 3,5GHz”, afirma.

A operadora informa que atualmente já são mais de 2,5 milhões de clientes que já possuem essa condição e o número tende a aumentar significativamente. “Para usar o 5G da Vivo, basta ter um plano móvel da operadora e um aparelho compatível com a tecnologia. Os clientes com chip 4G já têm acesso ao 5G. Nas regiões com cobertura, a conexão será automática e dessa forma o ícone 5G aparecerá na tela do aparelho”, ressalta a empresa. Além disso, a Vivo diz que possui em seu portfólio 47 aparelhos homologados compatíveis nas frequências de 3,5GHz e 2,3GHz. “Com o 5G, a experiência de velocidade do usuário será até 10 vezes mais rápida que o 4G, além da redução no tempo de latência. Os clientes têm uma navegação mais veloz e melhor experiência no uso e consumo de conteúdo multimídia, como nas aplicações em realidade aumentada ou nos jogos online com alta resolução”, diz Márcio Fabbris, vice-presidente de Marketing e Vendas da Vivo.

A operadora Claro informa que também disponibilizou o 5G na frequência de 3,5GHz em Brasília desde o último dia 6, e que a empresa já está preparada para a expansão gradativa nas demais capitais e outras regiões, de acordo com o cronograma estabelecido pelas autoridades responsáveis, à medida que a faixa de 3,5 GHz for liberada em cada Estado. Atualmente, 70% dos aparelhos vendidos pela Claro são compatíveis com o 5G+. “A empresa possui hoje mais de 2 milhões de smartphones compatíveis em operação, o que representa 4% de sua base, liderando a adoção da tecnologia 5G no país em volume de dispositivos, conforme informações disponibilizadas pela Anatel. A Claro também lidera em cobertura 5G DSS no Brasil e oferece as maiores velocidades de conexão nessa tecnologia”, aponta.

Já a operadora TIM informa que lançou comercialmente a primeira rede 5G Standalone em Brasília no último dia 6 de julho. “Nos próximos meses, a TIM tem uma agenda intensa de implementação de redes 5G em frequência 3,5GHz em várias cidades simultaneamente, para que todos tenham a melhor experiência com a tecnologia. O calendário depende de um trabalho conjunto entre as operadoras e a Anatel”, destaca. (Ana Cláudia Martins)

Galeria

Confira a galeria de fotos