Saúde
SP já vacina crianças de 3 a 4 anos contra a Covid-19
Sorocaba ainda não tem previsão para o início da vacinação
São Paulo foi a primeira cidade do Estado a vacinar crianças de 3 a 4 anos e 11 meses contra a Covid-19 nesta quarta-feira (20). Inicialmente serão vacinados o público infantil com comorbidades, deficiência e indígenas dessa mesma faixa etária.
Sorocaba ainda não possui previsão para o início da vacinação dessa faixa etária contra a Covid-19.
Questionada sobre o assunto, a Prefeitura de Sorocaba informou que continua no aguardo do comunicado do GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica) do Estado sobre a autorização do imunizante Coronavac para crianças de 3 a 5 anos, além do envio das doses para preencher a falta do estoque existente.
Na terça-feira (19) o governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB) falou que o Instituto Butantan não possui estoque suficiente da Coronavac para vacinar todos dessa faixa etária, e que aguarda a inclusão da vacina no Programa Nacional de Imunização (PNI). Dessa maneira, o Butantan pode acionar o laboratório parceiro, trazer e envasar as vacinas, além de distribuir para todo o Brasil. Ainda segundo o governador o início desse processo só se dará com a inclusão oficial da Coronavac para vacinar crianças de 3 e 5 anos no PNI. Por fim, Rodrigo Garcia disse que há a falta de doses para todas as crianças desta faixa etária nos estoques municipais.
A vacinação contra a Covid-19 em crianças de 3 a 5 anos com a vacina Coronavac, foi aprovada emergencialmente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na última quarta-feira (13). Com a autorização pela Anvisa, é permitido que a faixa etária de 3 a 5 anos passe a ser vacinada no Brasil. Esse público receberá a mesma dose que já é aplicada na faixa etária de 6 a 17 anos e nos adultos.