Buscar no Cruzeiro

Buscar

Confira o calendário

Sorocaba tem vacinação contra Covid, gripe e sarampo nesta semana

Por conta do calendário vacinal misto, cada imunizante é aplicado somente nos dias indicados

18 de Julho de 2022 às 07:50
Cruzeiro do Sul [email protected]
Nesta semana, Sorocaba tem campanhas de vacinação contra a Covid-19, gripe e sarampo
Nesta semana, Sorocaba tem campanhas de vacinação contra a Covid-19, gripe e sarampo (Crédito: Fábio Rogério/ Arquivo JCS (7/7/2021))

As campanhas de vacinação contra a Covid-19, gripe (Influenza) e sarampo continuam nesta semana em Sorocaba. Todos os públicos elegíveis podem tomar qualquer dose contra a Covid nesta terça-feira (19) e quarta-feira (21). A vacina contra a gripe será fornecida nesta terça (19) e na quinta-feira (21). Já o imunizante contra o sarampo está disponível diariamente, mas só para crianças com idades entre 6 e 11 meses. devido ao fim da campanha da vacinal. As vacinas são aplicadas nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, das 9h às 15h. Por conta do calendário vacinal misto, cada imunizante é oferecido somente nos dias indicados. 

A imunização contra a Covid-19 abrange crianças a partir de 5 anos, adolescentes e adultos. Os jovens e adultos devem comparecer às UBSs munidos de  RG, CPF e comprovante de vacinação da dose já recebida. As pessoas com alto grau de  imunossupressão precisam apresentar, também, laudo médico. No caso das crianças, os pais ou responsáveis têm de acompanhá-las. Elas ainda necessitam levar carteira de vacinação, documento de identidade e o CPF ou Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Além disso, se a crianças tiver comorbidade ou deficiências, os pais ou responsáveis devem apresentar, igualmente, comprovante da condição de risco delas (exames, receitas, relatório médico, prescrição médica ou cadastro já existente na UBS). É possível fazer o pré-cadastro de crianças no site Vacina Já. Quem não conseguir efetuar o cadastramento pela internet poderá realizá-lo nas próprias UBSs. 

 

Gripe

Vários grupos prosseguem sendo imunizados contra a gripe. São eles: população com idade acima de seis meses, idosos com 60 anos ou mais; profissionais da saúde; gestantes e puérperas; população indígena; comunidades tradicionais quilombolas; professores, demais profissionais da educação e equipe escolar (merendeiras, auxiliares de educação, administrativos, inspetor de alunos, auxiliar de limpeza, entre outros); caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; forças de segurança, salvamento e armadas; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade, bem como adolescentes e jovens sob medida socioeducativa; pessoas com deficiência; e pessoas com comorbidades.

Para o atendimento, é obrigatória a apresentação de documento de identidade com foto e da carteira de vacinação. Profissionais da saúde e da educação, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas e funcionários do sistema prisional ainda precisam levar comprovante de vínculo empregatício. Também é exigido que pessoas com deficiência mostram laudo ou relatório médico. (Da Redação)