Buscar no Cruzeiro

Buscar

Eleições 2022

Eleitores podem testar a nova urna eletrônica

O modelo será usado nas eleições deste ano; o treinamento é feito todos os sábados, das 17h às 20h no shopping Cianê

17 de Julho de 2022 às 00:01
Wilma Antunes [email protected]
Justiça Eleitoral montou o serviço no shopping Pátio Cianê, em Sorocaba.
Justiça Eleitoral montou o serviço no shopping Pátio Cianê, em Sorocaba. (Crédito: WILMA ANTUNES (16/7/2022))

A Justiça Eleitoral disponibilizou a possibilidade de testar o novo modelo da urna eletrônica, que será utilizado nas eleições deste ano. A demonstração de uso começou ontem (16), no shopping Pátio Cianê, e ocorrerá em todos os sábados de julho e de agosto.

O aparelho, que antes tinha formato retangular, apresenta molde quadrado na nova versão. Além disso, o software da urna também mudou para incluir intérpretes da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) nas telas do dispositivo. Desta forma, os surdos podem ter uma melhor experiência na hora de votar.

O modelo UE2020 foi instalado em uma sala que fica no segundo piso do shopping, no bloco B, ao lado equipamento antigo, para efeito de comparação. Lá, as pessoas podem simular uma votação, em que cinco partidos fictícios concorrem aos cargos públicos.

De acordo com João Lima, chefe do Cartório Eleitoral 343, o incentivo ao processo democrático é muito importante, principalmente aos jovens eleitores. E, por isso, a demonstração também disponibiliza uma cartilha voltada ao público adolescente.

“Sorocaba conta com 513 mil eleitores. Os jovens também podem e devem participar do processo eleitoral. Esse material explica conceitos de crime de eleição, como boca de urna e a questão das fake news. Voto branco, nulo, fala de tudo isso. É uma breve orientação”, destacou.

Para fazer o treinamento na nova urna eletrônica, basta ir ao Pátio Cianê aos sábados, das 17h às 20h. (Wilma Antunes)