Mobilidade urbana
Obras viárias prometem ‘mudar’ Sorocaba
Prefeitura lançou pacotão com 22 intervenções, 12 delas com financiamento internacional do CAF
Mais de 20 obras de mobilidade urbana, cujos projetos estão em execução pela Prefeitura de Sorocaba, deverão atender demandas antigas dos moradores, como a pavimentação asfáltica da avenida Três de Março, que liga o bairro de Aparecidinha ao Alto da Boa Vista. A reivindicação dos moradores daquela região é antiga, mas nunca saiu do papel. Além disso, entre o total de 22 obras previstas, há projetos de construção de mais quatro pontes, a primeira etapa da marginal direita da avenida Dom Aguirre, entre a alameda Batatais e a rua Padre Madureira, a elevação da avenida 15 de Agosto, que costuma alagar principalmente nos períodos chuvosos, a nova rodoviária, e um novo parque, chamado de Metropolitano. O Cruzeiro do Sul teve acesso aos detalhes das futuras obras viárias da cidade.
Segundo a Prefeitura, 12 obras serão feitas em parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), cujo contrato de financiamento foi assinado em 2018, com investimentos de até US$ 70 milhões, o que representa cerca de R$ 376 milhões, com o valor do dólar cotado a R$ 5,38 (cotação do último dia 13 de julho).
Até o momento, cerca de US$ 11 milhões já foram utilizados. Os recursos já possibilitaram a entrega, em 17 de julho do ano passado, do viaduto que foi construído na região da avenida J.J. Lacerda sobre a avenida Ipanema. A obra teve custo de R$ 10,9 milhões.
A construção do viaduto sobre a avenida Itavuvu está em fase final, e deverá ser liberado para o trânsito em agosto próximo. O viaduto ligará as avenidas Edward Fru-fru Marciano da Silva e a Ulysses Guimarães, terá 390 metros de extensão e 16,9 metros de largura, com quatro pistas de tráfego. O valor da obra é de R$ 22,2 milhões.
Segundo a Secretaria de Mobilidade (Semob), o novo viaduto permitirá a expansão do sistema viário e a criação de nova opção de interligação à região da zona norte de Sorocaba. A obra vai agilizar os deslocamentos na zona norte, incluindo o fluxo do transporte coletivo, sobretudo no corredor Itavuvu do BRT, e o acesso entre as avenidas Edward Fru-fru e Ulysses Guimarães será direto, sem passar pela Itavuvu.
Financiadas pelo CAF
O pacotão de obras de mobilidade urbana lançado pela Prefeitura faz parte do programa “Sorocaba tem Pressa”, cujos empreendimentos serão financiados pelo CAF e contemplam intervenções previstas no Plano Diretor. Do total de 12 obras anunciadas, uma delas já está em execução: é a marginal do córrego Itanguá. Conforme a Semob, a obra está organizada em dois trechos, sendo o primeiro em execução e com previsão de entrega parcial no mês que vem. A primeira etapa da obra interliga a avenida Adão Pereira de Camargo com as ruas Benedito Ferreira Telles (permitindo acesso à avenida General Carneiro) e avenida Miguel Patrício de Moraes (permitindo acesso à avenida Santa Cruz) e contempla, ainda, uma ponte transpondo a avenida Dr. Américo Figueiredo, sobre a marginal do córrego Itanguá.
O segundo trecho está em processo de licitação, e em breve o edital deverá ser publicado. “A previsão é que ainda no segundo semestre de 2022 esteja publicado o edital e, nos primeiros meses de 2023, dada a ordem de início para a execução da obra”, informou a Prefeitura. Com os dois trechos finalizados, haverá a interligação entre os dois pela avenida Miguel Patrício de Moraes, acessando a avenida Santa Cruz, e seguindo o corredor da marginal do córrego Itanguá, até interligar com a avenida Luis Mendes de Almeida. A obra prevê a pavimentação e toda a infraestrutura de redes de drenagem, galerias, esgoto, água, além de interferências com a rede de distribuição de energia. Toda a iluminação deverá ser implantada ou substituída por tecnologia em LED nos trechos existentes.
O projeto prevê, ainda, a implantação de uma ciclovia ao longo de todo o trecho, com extensão de aproximadamente quatro quilômetros, adequação do paisagismo, com a implantação de equipamentos de recreação e esporte, para integrar um grande Parque Linear na extensão desse novo corredor.
“Teremos uma ligação direta de trânsito, desde a avenida Dom Aguirre, passando pela General Osório, Adão Pereira de Camargo, Santa Cruz e Luis Mendes de Almeida, até chegar à rodovia Raposo Tavares. Será um corredor cruzando a zona oeste da cidade e desafogando o tráfego no Jardim Simus, facilitando o acesso aos demais bairros ao longo do córrego Itanguá”, disse o secretário de Mobilidade, Carlos Eduardo Paschoini.
Construção da marginal Direita está na previsão
Outra obra que deverá ser executada por meio do financiamento do CAF é a primeira etapa da marginal direita do rio Sorocaba, com trecho de aproximadamente 1.800 metros, entre a alameda Batatais e a rua Padre Madureira. A obra está em montagem de processo de licitação e prevê a implantação de via duplicada, com canteiro central, ciclovia no bordo lateral margeando o rio Sorocaba, sinalização e iluminação. A construção vai proporcionar mais uma opção de mobilidade para quem transita pela Dom Aguirre, dobrando a capacidade de fluidez.
Na mesma região, também estão previstas outras duas obras: uma ponte sobre o rio Sorocaba interligando as avenidas Arthur Bernardes e a 15 de Agosto, no trecho próximo a entrada do Jardim Iguatemi, e a elevação da avenida 15 de Agosto, que sofre com alagamentos e interrupção do tráfego, principalmente nos períodos de chuva. A ponte será mais uma opção de transposição sobre o rio, diminuindo o fluxo diário em outras passagens como, por exemplo, nas pontes Pinga-Pinga, Fernando de Luca Neto e Dom José Melhado Campos. A elevação da 15 de Agosto deverá ser realizada com recursos do Banco de Desenvolvimento/Fonplata.
Outras três obras irão trazer melhorias para as regiões da zona industrial, zona leste e zona sul. A duplicação da avenida Pereira da Fonseca vai permitir um melhor escoamento da produção das indústrias do Éden, com ligação com a rodovia José Ermírio de Moraes (Castelinho). A interligação da avenida Jerome Case precisa ser adequada para atender as demandas decorrentes, pois a situação atual é de traçados viários com baixa capacidade de fluxo, ocasionando congestionamento em alguns pontos. A obra está com edital aberto, com a entrega das propostas em estágio de análise, e a expectativa é ter uma empresa com ordem de início em até 90 dias. A obra prevê pavimentação, a duplicação de aproximadamente 1,5 quilômetro, incluindo ciclovia e iluminação em LED.
Com processo de licitação em andamento para a publicação de edital, a avenida Três de Março deverá ser duplicada até a estrada da Serrinha. Nesse trecho, além da duplicação, haverá a revitalização do canteiro central, com a recuperação da ciclovia e a implantação da iluminação em LED, além de rotatórias.
Em continuidade a essa intervenção, está prevista implantação da pavimentação da Três de Março, entre a estrada da Serrinha e a Aparecidinha. Trata-se de um trecho de mais de 4 quilômetros, em via de mão dupla, o que permitirá o acesso de Aparecidinha ao Alto da Boa Vista, evitando a Castelinho e dando maior agilidade e segurança aos munícipes. A obra prevê sinalização, calçadas e ciclovia, além da iluminação e sistema de rotatórias, implantação de rede de drenagem, esgoto e água, rede de energia para a iluminação, já que o trecho não contempla rede de eletricidade.
No Campolim, está prevista obra de implantação de via de ligação das avenidas Antônio Carlos Comitre e a Mário Campolim, com a rua Romeu do Nascimento, inclusive travessia de córrego. Essa intervenção tem por objetivo servir de acesso alternativo para a ligação do Campolim com o Jardim Emília e Portal da Colina.
Nova rodoviária também está na programação
A construção da nova rodoviária também está prevista no pacotão de obras. Com previsão para começar no fim de 2022 ou início de 2023, o projeto deve ser construído na zona oeste, na altura do km 106 da Raposo Tavares. A proposta prevê em anexo um terminal de ônibus urbano. O processo da nova rodoviária está sendo tratado no momento junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) pela Unidade Executora do Programa (UEP), que integra o Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (Cadi) da Prefeitura, que realiza a gestão das obras do programa financiado pelo CAF. O prazo do contrato com o CAF termina em 2022, porém, a Prefeitura solicitou a prorrogação até 2024, inclusive com a autorização de novas obras, que já estão no plano de governo.
A cidade também deverá ganhar um novo parque, que integrará os já existentes Jardim Botânico, Parque das Águas, Porto das Águas e Parque Linear do rio Sorocaba, em uma junção com o antigo aterro sanitário, que deverá chamar Parque Metropolitano. O processo está em estudos para licitação.
Outras obras previstas no pacotão do CAF são: construção de um viaduto de ligação das avenidas Fernando Stecca e Independência, possibilitando interconexão com a Castelinho; requalificação de vias e recuperação de pavimento nas alimentadoras BRT Parque São Bento e BRT Zona Oeste, e uma minicidade do trânsito, no Parque Tecnológico de Sorocaba, que deverá ser utilizada para a educação infantil, com ações de Educação para o Trânsito da Semob/Urbes.
Mais 10 obras
A Prefeitura ainda prevê outras 10 obras, que serão financiadas pelo Banco de Desenvolvimento/Fonplata, todas na área de mobilidade urbana.
As obras previstas são: ligação das ruas Francisco Augusto (Jardim São Guilherme 2) com a rua Alcindo Leite (Jardim Paulista); ligação das avenidas Olinda Aires Paulete (Jardim Santa Lúcia) com a Ulysses Guimarães; obra de travessia sobre córrego interligando a rua Walter Lacava com a Nelson Juliano (Wanel Ville 4); obra de elevação da 15 de Agosto; pavimentação asfáltica e construção de ponte ligando os bairros Parque São Bento e Residencial Carandá; macrodrenagem do Jardim Nilton Torres; execução de uma via marginal ao córrego Piratininga, no Jardim Guariglia, com objetivo de melhoria do sistema viário na região, possibilitando acesso da avenida São Paulo à futura marginal direita; prolongamento da avenida Três de Março até rodovia Celso Charuri; recuperação de infraestrutura das regiões norte, leste, oeste e central com requalificação da malha viária urbana e construção geral de pavimento asfáltico, e intervenção no cruzamento de vias, de modo a manter uma das vias em nível e a outra (que cruza) em um nível inferior nas avenidas Antônio Carlos Comitre, Washington Luis e Barão de Tatuí, e nas avenidas Edward Fru-fru Marciano da Silva e rua Atanázio Soares. (Ana Claudia Martins)
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