Buscar no Cruzeiro

Buscar

Gastronomia solidária

22º Bacalhau Amigo ainda tem convites. Evento será sábado (16)

Evento reúne à mesa sabores, amigos e solidariedade e contempla como prato principal o bacalhau à moda portuguesa

15 de Julho de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
O tradicional Bacalhau Amigo é dos maiores eventos sociais de Sorocaba.
O tradicional Bacalhau Amigo é dos maiores eventos sociais de Sorocaba. (Crédito: Divulgação)

A sua 22ª edição do Bacalhau Amigo, um dos mais tradicionais eventos sociais de Sorocaba, acontece sábado (16), a partir das 20h, no Salão de Festas Monteiro Lobato. Após dois anos suspenso pela pandemia, o som dos foles e o romantismo dos fados de Lisboa, poderão ser apreciados na companhia da deliciosa culinária típica. O Bacalhau Amigo é organizado pelo Serviço de Obras Sociais (SOS) de Sorocaba em parceria com o Clube Vasco da Gama.

O evento reúne à mesa sabores, amigos e solidariedade e contempla como prato principal o bacalhau à moda portuguesa, degustado no mundo todo como um ícone da gastronomia da “terrinha”. O objetivo, além de apreciar a iguaria, é ajudar as pessoas em situação de rua. Vanderlei Silva, gerente administrativo-financeiro do SOS, destaca que todo recurso angariado com a venda dos convites será revertido para os projetos sociais da instituição. “Há mais de 22 anos é assim: reunindo amigos, desfrutando de excelente gastronomia e ainda ajudando o próximo”, disse.

Os convites estão praticamente esgotados, faltando poucos lugares à mesa, ao preço de R$ 230,00, e podem ser comprados na sede do SOS, localizada na rua Francelino Romão, 100, Vila Rica, Sorocaba. Há também a possibilidade de solicitar a entrega do convite em casa através do telefone (15) 3229-0777; WhatsApp (15) 99786-7525, e-mail [email protected]. O pagamento pode ser por PIX ou até mesmo parcelar o valor em três vezes no cartão de crédito.

O começo de tudo

Em 1998, a colônia portuguesa de Sorocaba reuniu-se no Clube Vasco da Gama para um jantar comemorativo de 100 anos de atuação da entidade na cidade. Na ocasião, bacalhau e vinho português deram sabor à festa, que se repetiu no ano seguinte e, assim, segue até hoje. Foram membros da diretoria do SOS Sorocaba, também integrantes do Vasco da Gama, que sugeriram transformar o jantar em um grande evento solidário.

Sobre o SOS Sorocaba

Com mais de 53 anos de atuação, o SOS Sorocaba atende pessoas em situação de rua, promovendo o acolhimento. Dentre os serviços prestados, estão: abrigo noturno, com capacidade para 120 pessoas por noite, jantar, banho, dormitório com roupas de cama limpas e esterilizadas, café da manhã e acompanhamento por profissionais da área da assistência social, além da promoção de projetos de reinserção social e educação ambiental.

O SOS surgiu da iniciativa de membros do Rotary e da Associação Comercial de Sorocaba (Acso), em 1968, mantendo convênio com a Prefeitura de Sorocaba, por meio de Termo de Colaboração com a Secretaria de Cidadania. (Da Redação)