Sorocaba
CPFL usa a tecnologia para evitar fuga de energia elétrica
Aparelhos são fundamentais para determinar a urgência ou não de reparos
As novas tecnologias adotadas pela CPFL para evitar fuga de energia inibem interrupção no fornecimento, bem como garantem a segurança dos consumidores e profissionais. É o que afirma o coordenador de operações de campo da companhia, Rogério Joaquim Silva dos Passos. Há um ano, a empresa aderiu a equipamentos de ultrassom capazes de medir os ruídos das redes residenciais e das ruas. Além disso, há dois anos, aprimorou os termovisores usados para o monitoramento da temperatura dos sistemas.
Os aparelhos de ultrassom identificam, por meio de sinais inaudíveis ao seres humanos, defeitos não visíveis a olho nu. Assim, é possível detectar falhas causadas por baixa isolação de componentes. Ainda possibilita a descoberta de problemas internos em transformadores, redes subterrâneas e outros locais sem acesso visual.
A partir dessa análise, determina-se o nível da situação e se a manutenção na rede deve ser urgente ou não. Por ter um laser virtual, o recurso também proporciona maior assertividade na origem do problema. Conforme passos, o equipamento é usado em manutenções regulares, permitindo o diagnóstico de adversidades com rapidez.
O termovisor garante a precisão e a qualidade das informações. A finalidade do aparelho é evitar queda de energia e riscos de ocorrências. A diferença é que ele funciona a partir da termografia. Ou seja, por meio da variação de temperatura nos sistemas, encontra aquecimento em componentes elétricos causados por mau contato.
A CPFL disponibiliza canais para pos clientes informarem eventuais problemas na rede de energia: o call center 0800 010 2570; WhatsApp (19) 99908-8888; aplicativo CPFL Energia (disponível para smartphones Android e iOS); agência virtual: www.cpfl.com.br; e SMS: 27304. Todos eles também podem ser utilizados para comunicar falta de energia e acidentes. (Vinicius Camargo)