Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saúde

Prefeitura de Itararé confirma primeiro caso de varíola dos macacos na cidade

Paciente está em isolamento, apresentando melhora do quadro clínico; nome e idade não foram divulgados

13 de Julho de 2022 às 12:49
Cruzeiro do Sul [email protected]
Governo cria comissão para acompanhar casos de varíola de macacos
Governo cria comissão para acompanhar casos de varíola de macacos

A Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que, nesta terça-feira (12), foi confirmado o primeiro caso de Monkeypox, conhecida popularmente como “varíola dos macacos”, no município.

Segundo a pasta municipal, o munícipe está em acompanhamento desde o início dos sintomas e está em isolamento, apresentando melhora no quadro clínico. O nome e a idade da pessoa infectada não foi divulgado.

Conforme a Prefeitura de Itararé, a varíola do macaco é uma doença viral que causa erupções na pele, com aparecimento, geralmente, rosto e depois se espalham para outras partes do corpo.

A transmissão entre humanos ocorre, principalmente, por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas. Os principais sintomas, são: febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia, calafrios e fadiga.

Já na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), que compreende 27 cidades, até o momento, nenhum caso da varíola dos macacos foi confirmado.

Mais de 200 casos 

O Brasil já tem 219 casos confirmados de varíola dos macacos. O total de casos foi contabilizado com base em informações divulgadas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro.

Segundo o Ministério da Saúde, São Paulo tem o maior número de casos: 158. Em seguida, aparece o Rio de Janeiro, que, de acordo com a Secretaria de Saúde do estado, soma 34 confirmações da doença.

O Ministério da Saúde informa que os outros casos foram registrados nos estados de Minas Gerais (14), Paraná (três), Rio Grande do Sul (três), Ceará (dois), Rio Grande do Norte (dois), Goiás (dois) e Distrito Federal (um). (Da Redação)