Buscar no Cruzeiro

Buscar

Bate-boca

Artistas e músicos cobram Ítalo Moreira por mudanças em projeto de lei; veja vídeo

Manifestação contra a iniciativa que endurece a lei do silêncio gerou bate-boca na Câmara

12 de Julho de 2022 às 15:45
Wilma Antunes [email protected]
Artistas e músicos cobram Ítalo Moreira por mudanças em projeto de lei
Artistas e músicos cobram Ítalo Moreira por mudanças em projeto de lei (Crédito: Wilma Antunes)

Representantes da classe artística “encurralaram” o vereador ítalo Moreira (PSC) durante o intervalo das sessões da Câmara Municipal de Sorocaba, nesta terça-feira (12). O motivo da discussão foi um projeto de lei que endurece a lei do silêncio, protocolado pelo parlamentar. Além do bate-boca com os manifestantes, houve estranhamento entre Moreira e Vinícius Aith (PRTB).

A proposta que despertou a indignação de cantores, músicos, entre outros profissionais da área, foi publicada pelo Cruzeiro do Sul no último dia 7. A iniciativa prevê multa de R$ 15 mil, sendo que o valor seria dobrado na primeira reincidência, duplicado a partir da segunda e triplicado nas posteriores violações.

Ainda conforme o documento, também poderia ocorrer a apreensão dos instrumentos musicais de posse ou de propriedade dos músicos, dos proprietários ou dos responsáveis pelo evento. Embora, Moreira tenha “printado” a matéria publicada no site do jornal e reproduzido o texto em seu perfil no Instagram, o vereador, negou, perante os artistas, que tivesse essa intenção.

Segundo a assessoria de Ítalo Moreira, o trecho em questão teria sido retirado do projeto por uma emenda supressiva aprovada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara na segunda-feira (11). A alteração informada ainda não foi atualizada no site da Câmara. Lá consta o texto original do projeto de lei 214/2022 que prevê a apreensão de instrumentos musicais, conforme informado pela reportagem do jornal.

Enquanto Ítalo Moreira conversava com um dos manifestantes sobre o projeto, o vereador Vinícius Aith o questionou se ele achava justo o recolhimento de instrumento de músicos. A pergunta gerou uma desavença, com troca de acusações entre os dois. Depois da confusão, o projeto foi retirado pelo próprio autor.

A empresária Berta Regina Galdames também foi até o prédio do Legislativo para protestar contra a iniciativa. "Somos contra o pancadão, porém, os músicos passaram dois anos parados, sem nenhum ganha-pão. E agora querem parar os músicos? Muitos não têm uma profissão. A voz é o ganha-pão. Não é justo. E o imposto que a gente paga, onde fica? Diz ele que vai retirar o projeto hoje. Estamos aguardando. Enquanto ele não retirar, não vamos sair daqui", disse. 

A promotora de eventos Luana Aparecida disse que a notícia sobre o projeto circulou por mais de 30 grupos de WhatsApp. Desta forma, os artistas conseguiram se organizar para cobrar Moreira. "A gente viu a reportagem do Cruzeiro, assim como o Ítalo colocou a publicação nas redes sociais dele. Estamos correndo atrás disso desde então”, explicou Luana. “Hoje eu protestei com ele e disse: 'o projeto está na sua página, o senhor falou na sua página que o Cruzeiro do Sul tinha postado uma reportagem sua. Então ele se contradiz, porque ele põe uma lei, lança na rede social e depois fala que não? Eu acabei de ler perante todos a lei dele. Ele está se contradizendo e a gente não vai aceitar isso", declarou.