Luto
Morre o ortopedista e escritor João Rozas Barrios
Faleceu nesta terça-feira (12), o médico ortopedista e escritor João Rozas Barrios, de 92 anos
Faleceu nesta terça-feira (12), o médico ortopedista João Rozas Barrios, de 92 anos. O velório e sepultamento foi realizado no cemitério Pax, no bairro Árvore Grande, em Sorocaba, na tarde de ontem. A causa da morte não foi informada pela família.
João Rozas Barrios nasceu em 1929 em Presidente Prudente. Formou-se em Medicina na capital paulista e alguns anos depois passou a morar em Sorocaba, na qual trabalhou na Santa Casa de Misericórdia. O médico também ajudou na constituição dos hospitais São Luis, Santa Edwirges (atual Modelo) e Samaritano, além de fundar a clínica Corts -- que presta atendimento de ortopedia, reabilitação e traumas.
Não era apenas a medicina que encantava os olhos de João. Todas às sextas-feiras frequentava a Biblioteca Infantil Municipal e gostava de citar trechos de Dom Quixote e de outros escritores de sua predileção, como Vargas Llosa. Dentro do universo literário, João publicou Caminhos Cruzados, A Pergunta, O Monge, O Santo e a Devoção, Apenas Futebol.
O ortopedista também contribuiu semanalmente no jornal Cruzeiro do Sul com artigos sobre medicina e saúde. (Inaiê Mendonça - programa de estágio)