Simbolicamente
Adilson Cezar assume o comando do Exército Constitucionalista
A solenidade de transferência do Comando ocorreu no sábado (9), no Ibirapuera, na capital paulista
O presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS), professor Adilson Cezar, é o novo comandante em chefe honorário do simbólico Exército Constitucionalista. A solenidade de transferência do Comando ocorreu no sábado (9), no Ibirapuera, na capital paulista.
Completando no presente ano o nonagésimo aniversário da eclosão da Revolução Constitucionalista de 1932 e coincidentemente o Bicentenário da Independência do Brasil, programou-se para esse feriado na Capital Paulista, uma demonstração de apego ao glorioso pretérito, bem como procurou se exprimir seu orgulho pelas realizações, e certamente com base nesses dados programar seu futuro.
Precisamos nos recordar que a Revolução Constitucionalista foi derrotada pelas forças das armas, mas consagrou-se vitoriosa em seus ideais, motivo pelo qual continuamos a prestar o culto a esse passado que nos envaidece e transmitir seus princípios morais as novas gerações.
Pontualmente às 9h, chegou ao local da manifestação cívica, o governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, e deu-se início a celebração dos 90 anos da Revolução Constitucionalista, com a presença de alguns Secretários, Militares das Forças Armadas, Polícia Militar do Estado de São Paulo, autoridades diversas, Membros da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC e marcante presença de populares.
Dando início à solenidade, foi realizada pelo Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Cel PM Ronaldo Miguel Vieira, a transferência do Comando em chefe honorário do simbólico Exército Constitucionalista, que passou da Comandante Maura Oliveira, para o sorocabano Prof. Adilson Cezar.
Este ato simbólico tem a função primordial de dar continuidade à preservação dos princípios de liberdade com ordem e valorização do ser humano, é a Constituição. Realizada a transmissão do cargo, o agora Comandante em Chefe Honorário do Exército Constitucionalista, Prof. Adilson Cezar, subiu em um jipe e fez a leitura da Ordem do Dia.
Na sequência, aconteceu pequeno, mas solene desfile militar com nove urnas mortuárias de ex-combatentes, para adentrar no Mausoléu, onde foram recebidos por um Sacerdote e realizada a tradicional cerimônia religiosa.
Após esses atos, houve o retorno à avenida do Obelisco do Ibirapuera, onde aconteceu majestoso desfile cívico militar. Fizeram-se presentes as três forças armadas, a Policia Militar do Estado de São Paulo, que coordenou e junto várias instituições se fizeram representar, inclusive aquelas que procuram através do exemplo, incutir em nossa juventude esses ideais – escoteiros e outros. (Divulgação)