Buscar no Cruzeiro

Buscar

Novo Integrabike

Serviço gratuito oferece bicicletas mais modernas e seguras

Sistema é integrado com a rede de transporte coletivo da cidade, e as informações são disponibilizadas em português e inglês

10 de Julho de 2022 às 00:26
Virginia Kleinhappel Valio [email protected]
Estação do Paço é uma das quatro que reinauguraram o sistema no domingo passado (3)
Estação do Paço é uma das quatro que reinauguraram o sistema no domingo passado (3) (Crédito: )

O novo Integrabike começou a operar no último domingo (3) em Sorocaba e agradou as pessoas que procuraram pelo serviço. No total, serão 15 estações com câmeras e videomonitoramento. Neste primeiro momento, foram liberadas para uso as estações do Parque das Águas, Paço Municipal, Parque dos Espanhóis e Parque do Campolim. Em cada um delas, estarão disponíveis 21 bicicletas (14 adultas e sete infantis). As outras 11 estações têm previsão de funcionar já no próximo mês. O sistema foi criado há dez anos e estava suspenso desde setembro de 2020.

O serviço de bicicletas públicas compartilhadas é gratuito à população e retorna com um design novo, moderno e ergonômico; sistema antifurto, câmbio manual, tecnologia de empréstimo e devolução, além de defletores de sinalização noturna e sistema de iluminação com LED. O sistema é integrado com a rede de transporte coletivo da cidade e as informações disponibilizadas em português e inglês.

Um dos munícipes que aprovou as mudanças foi o vigilante Adriano Martins, de 40 anos, que estava na estação do Parque dos Espanhóis na tarde de quarta-feira (6) com o cartão em mãos, efetuando o cadastro para retirada da bicicleta. Ele conta que já utilizava a versão anterior do Integrabike e notou as melhorias. “Tem bastante diferença do que era antes. Agora a bicicleta tem marcha, a outra não tinha, e a estrutura é mais moderna e mais segura”.

Ele costumava emprestar a bicicleta nos momentos de lazer com a família e até mesmo sozinho, durante as manhãs ou tardes. “Senti muita falta do Integrabike, até publiquei um vídeo um tempo atrás, nas redes sociais, pedindo melhorias no parque e solicitando o retorno as bicicletas”, conta.

Para ele, o sistema de videomonitoramento instalado em cada uma das 15 estações do Integrabike vai tornar as praças mais seguras. “A pessoa sabe que está sendo monitorada e vai pensar dez vezes antes de fazer algo errado. Antes não havia a segurança que tem hoje aqui no parque. O pessoal roubava e quebrava a bicicleta. Acontecia muito de vir retirar uma bicicleta e o banco estar quebrado, ou a roda da bicicleta ter sido furtada”.

No momento que a reportagem chegou à estação, o vigilante estava efetuando cadastro no novo sistema, que também recebeu elogios de Adriano. “O cartão eu já tenho. Agora está mais rápido e prático. Com a leitura do QR Code eu faço o cadastro e automaticamente já retiro a bicicleta. Antigamente, o cadastro era feito apenas no Poupatempo”.

Durante o cadastro, o vigilante teve problemas, mas garantiu que não sairia da estação sem a bicicleta. “Se não der certo o cadastro, vou entrar em contato via WhatsApp, até eu conseguir tirar essa bicicleta daqui. Esse problema não vai me impedir de usar a bike.”

Estreando o cartão

Quem também estava no Parque dos Espanhóis andando com uma bicicleta do Integrabike era a cuidadora de idosos Miriam Rodrigues, de 41 anos. Ela já possuía o cartão, mas não havia tido a chance de emprestar uma bicicleta. Agora, com o retorno do serviço, Miriam estreou seu cartão. “Eu tenho o cartão, mas como a última gestão tirou as bicicletas da rua, estou usando pela primeira vez hoje. A bicicleta está boa para andar, eu gostei. Ela é bem equipada”, comenta a cuidadora, que pretende emprestar a bicicleta para melhorar a saúde física e mental.

Ela conta que costuma frequentar outros parques, como o das Águas e o Paço Municipal, locais onde o serviço do Integrabike já está operando, e que sempre convida as amigas para participar do passeio de bicicleta. Em relação ao cadastro, Miriam afirma não ter tido dificuldade com o sistema, porém, deixa uma sugestão: “Eles deveriam colocar uma cobertura no local onde ficam as bicicletas, seria interessante, por conta dos dias de chuva”, finaliza.

Alternativa para quem não tem CNH

O estudante Hugo Justo, de 16 anos, estava se cadastrando na estação do Parque Campolim. “Vim para fazer meu cadastro, mas esqueci de alguns documentos, como o RG e comprovante de residência”. O adolescente nunca usou a bicicleta e conta que o intuito é ficar pela região do Campolim, onde mora. “Quero usar para lazer mesmo ou para ir em algum local mais longe também”, comenta.

O que motivou o adolescente a emprestar a bicicleta disponibilizada pela Prefeitura foi a praticidade e facilidade do serviço. “Aqui é um ponto que eu passo todos os dias, por morar na região. É bom para retirar e para devolver”. A meta dele é alugar algumas vezes na semana. “Acho a iniciativa muito legal, já tinha isso no Campolim, mas tiraram por um tempo. Agora que voltou, pretendo usar! Acho muito bom, ainda mais pela questão da locomoção”.

Até uma hora de uso

As bicicletas podem ser emprestadas aos usuários no período das 5h às 22h59, sendo que, para devolução, a operacionalização é ininterrupta, ou seja, 24 horas por dia. O tempo de utilização é de até uma hora.

As estações que começam a funcionar a partir do próximo mês são: Praça Los Angeles, Escultura Bicicleta, Terminal Santo Antônio, Bombeiros, UPH Zona Norte, Maria Antônia Prado, Shopping Cidade, Casa do Cidadão Ipanema, Terminal São Bento, Trujillo e Wanel Ville. No total, serão 315 vagas de parada e 210 bicicletas disponibilizadas à população para empréstimo, sendo 165 para adultos - aros 24 e 27 -- e 45 de tamanho reduzido -- aro 20 --, para uso infantil.

Nos primeiros dias do novo sistema, todas as estações dispõem de fiscais para orientar a população na realização do cadastro.

Como se cadastrar

Para ter acesso ao serviço do Integrabike, os interessados devem possuir cartão do transporte coletivo urbano, que pode ser solicitado nas unidades da Casa do Cidadão, em horário comercial, ou nos terminais Santo Antônio, São Paulo, Vitória Régia e São Bento, todos os dias, das 5h à meia-noite. Para validar e retirar o cartão, é necessário carregá-lo com o valor equivalente a duas passagens de ônibus, ou seja, R$ 8,80.

Em seguida, é preciso fazer o cadastramento no Integrabike, que já está disponível no site https://[email protected]. Basta assinar o termo de adesão, uso e responsabilidade, concordando com os direitos e deveres do usuário do novo sistema. Em caso de dúvida, o contato com a operadora poder ser feito diretamente pelo WhatsApp (15) 3326-7568 ou via rede social @integra.bike.

No caso de menores de 18 anos, esses usuários também podem fazer uso do Integrabike, desde que constem no cadastro dos seus responsáveis e estes efetuem a retirada da bicicleta em uma das estações. O novo sistema de bicicletas compartilhadas também disponibiliza um aplicativo de serviços (Integrabike Sorocaba), que pode ser baixado gratuitamente para Android e iOS.

Pelo site ou aplicativo, o usuário cadastrado tem acesso a informações, como: localização das estações, consulta do tempo de jornada com a bicicleta, disponibilidade de bicicletas em cada estação e vagas para devolução das bicicletas nas estações, entre outras. (Virgínia Kleinhappel Valio com informações da Secom)

Galeria

Confira a galeria de fotos