Buscar no Cruzeiro

Buscar

Empreendedorismo

Novo SUV híbrido da Toyota pode ser fabricado em Sorocaba

Lançamento da montadora japonesa deve se tornar realidade no Brasil em 2024

09 de Julho de 2022 às 00:01
Planta de Sorocaba é responsável, atualmente, pelo modelos Yaris, Etios e Corolla Cross.
Planta de Sorocaba é responsável, atualmente, pelo modelos Yaris, Etios e Corolla Cross. (Crédito: ERICK PINHEIRO / ARQUIVO JCS)

A Toyota do Brasil pode começar a produzir um novo SUV na planta de Sorocaba em 2024. A informação foi divulgada por sites de veículos. O modelo exato do veículo a ser fabricado na unidade ainda gera divergências. Há informação que pode tratar-se de um carro inédito da montadora japonesa no País. Mas, um remodelado do Toyota Yaris é outra opção.

Segundo os sites especializados, a fabricante deve produzir um SUV compacto e híbrido na cidade. Ele seria menor do que o Corolla Cross e destinado ao mercado emergente. O veículo teria a mesma matriz de baixo custo presente nos Corollas sedan e SUV. O utilitário esportivo seria desenvolvido, inicialmente, na Índia, em parceria com a montadora asiática Maruti Suzuki. No país asiático, o automóvel levaria o nome de Hyryder.

No país asiático, o lançamento deve ocorrer nas próximas semanas, mas, no Brasil, apenas em 2024. O prazo pode, inclusive, se estender para 2025. Porém, há fortes expectativas de que o novo integrante do portfólio da marca realmente comece a ser desenvolvido em Sorocaba já no ano que vem. A japonesa estaria aguardando e negociando plano de investimentos local para iniciar a produção no município.

Outro jornal segmentado diz que o Toyota Cross -- uma variação do Yaris -- é outro candidato a vir para o País no próximo ano. De acordo com o veículo, as versões e hatch e sedan seriam desenvolvidas na cidade. O modelo também deve ser híbrido e integrar-se ao mercado de compactos menores. Pode ter a mesma plataforma usada pela montadora na Eroupa ou a base utilizada na Ásia.

Atualmente, três SUVs da marca já são vendidos nacionalmente -- Corolla Cross, Hilux SW4 e RAV4.

O Cruzeiro do Sul questionou a Toyota do Brasil sobre a possível produção do novo SUV no município. A empresa, contudo, disse, em nota, que não comenta sobre projetos ou produtos futuros.

Produção em Sorocaba e Porto Feliz

Hoje, a planta de Sorocaba da Toyota fabrica os modelos Yaris, Etios e Corolla Cross. O Etios é destinado à exportação. Além disso, a unidade de Porto Feliz faz os motores dos três. Em Indaiatuba é produzido o Corolla. (Vinicius Camargo)