Buscar no Cruzeiro

Buscar

Eleições 2022

Sorocaba terá 25% mais mesários nas Eleições 2022 em relação ao pleito anterior

Segundo dados divulgados pelos cartórios eleitorais da cidade, serão 7,5 mil contra 6 mil na eleição anterior

07 de Julho de 2022 às 11:54
Ana Claudia Martins [email protected]
Sorocaba terá 25% mais mesários nas Eleições 2022 em relação ao último pleito
Sorocaba terá 25% mais mesários nas Eleições 2022 em relação ao último pleito (Crédito: Arquivo JCS)

Sorocaba terá 25% mais mesários nas Eleições 2022 em relação ao último pleito, que foi realizado em 2020, o que representa 1,5 pessoas a mais. Segundo dados divulgados pelos cartórios eleitorais da cidade, serão 7,5 mil contra 6 mil na eleição anterior.

As convocações dos mesários começaram no último dia 20 de junho e seguem até o próximo dia 3 de agosto. Dentre os convocados, há ainda os mesários voluntários, que se candidatam para participarem das Eleições 2022.

Segundo o chefe do cartório da 343ª Zona Eleitoral de Sorocaba, João Lima, a cidade deverá contar com 7,5 mil pessoas para trabalhar no primeiro turno da votação a votação em 2 de outubro, sendo 6,7 mil como mesários e 800 como apoio logístico. “Nas Eleições 2022, Sorocaba terá 1.620 seções eleitorais, 40 mesas receptoras de justificativas em 170 locais de votação”, aponta Lima.

Conforme a Justiça Eleitoral, os mesários estão sendo convocados por mensagens de whatsapp ou emails. Após recebimento da mensagem, o eleitor deve confirmar a convocação conforme instruções recebidas. Os convocados deverão confirmar o recebimento da convocação por meio do site do TRE-SP.

A partir do seu recebimento, o eleitor ou eleitora tem cinco dias para aceitar ou contestar a convocação. A contestação deve ser feita, mediante requerimento, junto ao juízo eleitoral. O trabalho é obrigatório e a dispensa só ocorre em casos excepcionais.

Os mesários são nomeados, de preferência, entre os eleitores do mesmo local de votação que tenham se voluntariado. Eleitoras e eleitores com mais de 18 anos e situação eleitoral regular podem se inscrever para participarem das Eleições 2022 como mesários voluntários.

Os interessados podem se voluntariar se inscrevendo pelo aplicativo e-Título ou pelo site: https://www.tre-sp.jus.br/eleitor/mesarios. É possível também demonstrar interesse entrando em contato com o cartório eleitoral. Após a inscrição ser realizada, a juíza ou o juiz eleitoral analisam a possibilidade de convocação.

De acordo com a Justiça Eleitoral, os mesários recebem os seguintes benefícios: dois dias de folga para cada dia trabalhado como mesário, dois dias de folga para cada dia de treinamento, certificado dos serviços prestados à Justiça Eleitoral, auxílio-alimentação no valor de R$ 45 por turno de votação, além de ter preferência no desempate em concursos públicos que tenham essa previsão no edital.

É possível, ainda, dependendo da universidade, utilizar as horas trabalhadas nas eleições como atividade curricular complementar.

Não podem atuar como mesários os menores de 18 anos, os candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau, além do cônjuge. Os membros de diretórios de partidos políticos que exerçam função executiva também estão impedidos, bem como os servidores da Justiça Eleitoral, agentes policiais de quaisquer das carreiras civis e militares, ocupantes dos cargos de agente de segurança penitenciária e agente de escolta e vigilância penitenciária e guardas civis municipais.

A Justiça Eleitoral informa ainda que a ajuda espontânea das pessoas voluntárias demonstra motivação e comprometimento. “Essa colaboração é absolutamente essencial para a realização das eleições, contribuindo de forma decisiva para a legitimidade do processo eleitoral e ajudando a Justiça Eleitoral a concretizar sua missão.

Com a ajuda das mesárias e dos mesários, a Justiça Eleitoral pode continuar a assegurar a cada eleitora e eleitor os direitos da cidadania previstos na Constituição, além de concretizar nossa principal missão: garantir a legitimidade do processo eleitoral”, ressalta.

Treinamento

A Justiça Eleitoral vai disponibilizar treinamento aos colaboradores, por meio do aplicativo Mesários, bem como do Manual do Mesário, em que são abordados todos os procedimentos para atuação no dia da eleição. Em Sorocaba também haverá treinamento presencial.

“Será do dia 16 de agosto até 16 de setembro, na Faculdade de Direito de Sorocaba (Fadi), no período da tarde. Outros locais de treinamento serão ofertados oportunamente. Estamos fechando convênios com outras instituições, para melhor distribuição dos mesários em treinamento”, afirma João Lima.

A Justiça Eleitoral de São Paulo já iniciou a convocação dos mais de 400 mil mesários e mesárias que conduzirão a votação em 2 de outubro nas 101.627 seções eleitorais de São Paulo, além das pessoas que auxiliarão os trabalhos nos locais de votação. (Da Redação)