Buscar no Cruzeiro

Buscar

Transporte escolar

Renovação da vistoria de veículos escolares começa nesta sexta-feira

Cerca de 500 veículos devem passar pelo procedimento, segundo a Urbes.

30 de Junho de 2022 às 21:04
Cruzeiro do Sul [email protected]
Renovação da vistoria de veículos do transporte escolar começa nesta sexta-feira
Renovação da vistoria de veículos do transporte escolar começa nesta sexta-feira (Crédito: Divulgação/Secom Sorocaba)

Os motoristas que trabalham com o transporte escolar em Sorocaba têm até o dia 29 de julho para renovar a vistoria do veículo, para que assim possam continuar prestando o serviço durante o segundo semestre de 2022. A renovação está liberada a partir desta sexta-feira, 1° de julho.


O procedimento é realizado pelo Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) e segundo a Urbes, em Sorocaba, cerca de 500 motoristas devem fazer a renovação que é obrigatória. O valor cobrado para a inspeção por veículo é de R$ 175,84, por CPF/CNPJ.


Após a entrada junto ao Detran, os responsáveis pelos veículos devem apresentar o laudo emitido pelo órgão de trânsito estadual à Urbes, para a retirada do Selo Autorizador, que deve ser colado no para-brisa do veículo. Caso o condutor não renove a vistoria dentro do prazo estipulado, o procedimento só poderá ser feito no início de 2023 e, até lá, fica revogado o alvará de circulação do veículo.


Para os condutores que se enquadram na categoria de pessoa física, os agendamentos estão disponíveis às segundas, terças e quintas–feiras, das 9h às 11h30 e das 13h às 15h30 e deverão ser realizados no Portal do Poupatempo (https://www.poupatempo.sp.gov.br), clicando em “Serviço Disponível em Veículos”, depois em “Demais Serviços de Veículo” e em “Revistoria Escolar”.


Já para a categoria de pessoa física, os agendamentos são feitos diretamente pela Urbes, que já comunicou com antecedência todas as empresas, mediante emissão de ofício, e informará o Detran quanto a grade de horários. Essas vistorias específicas ocorrerão nos dias 25 e 26 de julho, das 9h às 11h30 e das 13h às 15h30, e no dia 2, das 9h às 11h30.


Durante as vistorias são verificados todos os itens de segurança das vans escolares, exigidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Entre eles, a pintura da faixa lateral amarela com inscrição em preto, o tacógrafo, os cintos de segurança em número igual ao da lotação total permitida, os extintores de incêndio de quatro quilos com pó químico seco ou a gás carbônico, entre outros.


É necessário apresentar alguns documentos no dia da vistoria, que devem ser verificados junto ao Detran. A Unidade de Sorocaba fica na Av. Quinze de Agosto, 4.800, no Jardim Leocádia e o telefone de contato é o (15) 3519-3100, ramais 5166 / 5167 / 5171. (Da Redação)