Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Manga: férias das escolas municipais serão transferidas para julho

O prefeito fez o anúncio na tarde desta quinta-feira (30); antes, o recesso ocorreria em outubro, por conta dos Jogos Abertos do Interior

30 de Junho de 2022 às 18:14
Vinicius Camargo [email protected]
As férias das escolas municipais de Sorocaba foram transferidas para julho
As férias das escolas municipais de Sorocaba foram transferidas para julho (Crédito: Fábio Rogério/ Arquivo JCS (1/8/2018))

As férias escolares das escolas municipais de Sorocaba serão transferidas para o mês de julho. O anúncio foi feito pelo prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), na tarde desta quinta-feira (30), em vídeo publicado em suas redes sociais. A Secretaria da Educação (Sedu) confirmou a informação. Segundo a pasta, o recesso será entre os dias 18 e 28 deste mês. Embora a cidade tenha deixado de ser sede os Jogos Abertos do Interior, a Sedu havia informado, nesta semana, que o recesso seria mantido para outubro.

Segundo Manga, a decisão foi tomada devido à insatisfação da maioria dos pais de alunos pela postergação das férias. “Fizemos uma força-tarefa, junto com o nosso secretário de Educação (Márcio Carrara) (e) secretário de Administração (Fausto Bossolo), e conseguimos trazer de volta as férias escolas para o mês de julho”, disse.

O impasse no recesso das escolas municipais começou após uma decisão do Governo do Estado de São Paulo. No dia 22 deste mês, a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude anunciou que Sorocaba não seria mais cidade-sede da 84ª edição dos Jogos Abertos do Interior - “Horácio Baby Barioni.” A justificativa apresentada pela pasta foi a constatação de irregularidades nos locais onde ocorreriam as competições.

O campeonato estava previsto para acontecer entre os dias 3 e 15 de outubro. Durante o evento esportivo, as unidades de ensino seriam utilizadas como alojamento para os atletas. Por isso, o recesso teria de ser transferido de julho -- quando ocorre regularmente -- para outubro. Mesmo com o cancelamento dos Jogos no município, na terça-feira (28), a Sedu comunicou, em nota enviada ao Cruzeiro do Sul, a manutenção do calendário letivo. Na ocasião, a secretaria disse que a decisão de manter o cronograma definido em dezembro de 2021 foi tomada para evitar transtornos com novas mudanças. Porém, nesta quinta-feira (30), voltou atrás e retornou o recesso para o período habitual. De acordo com a pasta, a medida não prejudicará os dias letivos, nem o atendimento aos estudantes. 

Escolas estaduais

Nas escolas estaduais, que também seria usadas para abrigar competidores, o recesso do segundo semestre não sofreu alteração e será de 10 a 14 de outubro. Já as férias, igualmente, estão mantidas para o período de 11 a 25 de julho. As informações foram passadas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.