Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Calendário escolar municipal poderá ser mantido

Programação prevê recesso para outubro e férias para janeiro; manutenção das datas seria para evitar transtornos

30 de Junho de 2022 às 00:01
Virginia Kleinhappel Valio [email protected]
(Crédito: DIVULGAÇÃO)

Matéria atualizada às 11h49

A Secretaria Municipal de Educação (Sedu) informa que o calendário letivo poderá ser mantido, apesar do anúncio de que Sorocaba não será a cidade-sede dos Jogos Abertos do Interior, previstos para acontecer entre os dias 3 e 15 de outubro. A programação, publicada em dezembro de 2021, estipula o recesso para outubro e as férias para janeiro. A manutenção do calendário pode ocorrer para evitar transtornos com novas mudanças.

Inicialmente, a mudança no calendário escolar ocorreu para que as unidades fossem utilizadas como alojamento para os atletas da competição. Uma servidora pública municipal, que preferiu não se identificar, explica que nem todo mundo gostou da mudança anunciada no início do ano. “É uma tradição ter férias em julho. Por ser uma época mais fria, muitos alunos não vão à escola, fora os pais de alunos que deixam para tirar férias do trabalho nessa época. Estou na rede escolar há 17 anos e, que eu me lembre, nunca teve recesso em outubro”, disse.

Já o calendário escolar das escolas estaduais da cidade, que também seriam usadas pelos atletas, não tiveram alteração. No início do ano, o então governador João Doria divulgou o calendário para o ano letivo de 2022. O primeiro recesso já ocorreu, foi entre os dias 18 e 22 de abril. O segundo recesso está marcado para o período entre 10 e 14 de outubro, sendo que as férias, ocorrem daqui há alguns dias, no fim do segundo bimestre, entre 11 e 25 de julho. As mudanças, que incluem períodos de recesso, férias e recuperação ocorrem em função das alterações feitas no plano de ensino em função da pandemia do Covid-19.

Comerciantes comentam decisão do Estado

Marcio Quinaglia, proprietário de uma panificadora localizada em frente ao Centro Esportivo “Padre Pieroni”, no Jardim Simus, não sabia que o evento havia sido cancelado. Para ele, a decisão do Estado não interfere no seu comércio. “É preciso ter funcionário e produto para um aumento repentino”, explicou.

Mas para a comerciante Renata de Almeida não foi uma boa notícia. Ela conta que alugou o espaço, que hoje é um bar, há três meses, com a expectativa de obter lucro neste momento pós-pandemia e com a retomada dos torneios esportivos. “A expectativa era bem grande, aluguei o espaço por conta dos Jogos Abertos do Interior. Todo mundo sai perdendo. Posso não conseguir pagar o aluguel e perder meu negócio, assim como o proprietário do imóvel também sairia prejudicado”, comenta.

Irregularidades causaram o cancelamento

A decisão do Governo do Estado de excluir Sorocaba como cidade-sede seria por irregularidades encontradas durante vistoria realizada nos locais onde ocorreriam os jogos. Além da falta de acessibilidade, o relatório elaborado pelo Estado informa que a quadra de areia está com alambrado quebrado e quantidade de areia insuficiente para prática desportiva de alto rendimento; o Ginásio Basquete 3x3 está com taco solto, ondulações na quadra; 16 lâmpadas queimadas e telhas de acrílicos da lateral danificadas.

O campo de futebol possui formigueiros no campo e gramado danificado com buracos e falta de grama; arquibancada danificada e sem pintura; arquibancada com arame farpado; atrás do gol, muro de arrimo com perigo de deslizamento e iluminação inexistente.

Ainda conforme o relatório, o campo de futebol e o ginásio não possuem vestiários e banheiros próprios, sendo utilizado de forma comunitária. O documento aponta também que os vestiários não têm condições de uso devido falta de energia, água e iluminação; que as portas estão depredadas e a pintura mofada; além da estrutura das paredes e teto comprometidos com ferragem exposta. (Virginia Kleinhappel Valio)

Galeria

Confira a galeria de fotos