Buscar no Cruzeiro

Buscar

Estação gelada

Inverno, que começa hoje, deve ser de pouca chuva e temperatura acima da média

Período é marcado pela queda das temperaturas e pela ocorrência de dias mais curtos e noites mais longas

21 de Junho de 2022 às 00:01
Virginia Kleinhappel Valio [email protected]
Estação tem dias mais curtos e noites mais longas
Estação tem dias mais curtos e noites mais longas (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO JCS (20/06/2022))

O inverno divide opiniões entre a população: uns amam, outros detestam. O período é marcado pela queda das temperaturas e pela ocorrência de dias mais curtos e noites mais longas. Na região de Sorocaba, segundo o Climatempo, as temperaturas durante a primeira semana da estação se mantém entre 14ºC e 27ºC , sem previsão de chuva. Somente no domingo (26), a temperatura cai e os termômetros devem registrar 10ºC.

Além de menor incidência de radiação solar, a estação caracteriza-se também pelas incursões de massas de ar frio, provenientes do sul do continente, que provocam queda acentuada da temperatura do ar, resultando em valores médios inferiores a 22ºC. Com isso, pode ocorrer formação de geadas e inversões térmicas no período da manhã, como nevoeiros e/ou névoa úmida, que reduzem a visibilidade, impactando estradas e aeroportos. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) é de um inverno menos chuvoso, e com a diminuição da umidade relativa do ar há risco maior para incidência de queimadas, bem como o aumento de doenças respiratórias.

A temperatura mais baixa da estação em Sorocaba, nos últimos anos, foi registrada no ano passado, quando os termômetros marcaram 2,8ºC, em 30/7 e a mediana foi de 15,3 ºC. (Virginia Kleinhappel Valio)