Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Deputados Carla Zambelli e Danilo Balas visitam o Gpaci

Eles falaram sobre emendas enviadas e novas ações para auxiliar o hospital

18 de Junho de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Balas auxiliou Zambelli na visita, já que ela se recupera de uma cirurgia no pé.
Balas auxiliou Zambelli na visita, já que ela se recupera de uma cirurgia no pé. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (17/6/2022))

O deputado estadual Danilo Balas (PL) e a deputada federal Carla Zambelli (PL) fizeram uma visita ontem (17) ao Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci), em Sorocaba. O hospital é referência no atendimento oncológico para crianças e adolescentes na região de Sorocaba. Além de conhecer o trabalho e as instalações do Gpaci, os deputados fizeram um balanço de seus atuais mandatos.

Danilo Balas disse que enviou emendas parlamentares para o hospital do Gpaci e que os recursos foram utilizados para a aquisição de equipamentos hospitalares. “O trabalho do Gpaci é referência na região e por isso vamos seguir, por meio do meu mandato parlamentar, enviando emendas a serem pagas no ano que vem. Nosso compromisso, mais uma vez, é com o Gpaci”, disse Balas.

Carla Zambelli também falou sobre o envio de emendas parlamentares para Sorocaba e região. Segundo ela, para a área da saúde na cidade foi cerca de R$ 1 milhão e para a região R$ 4 milhões. “Tenho uma parceria com o deputado estadual Danilo Balas aqui no Estado de São Paulo e enviamos esses recursos para o hospital do Gpaci, que desenvolve um excelente trabalho”, disse.

A deputada informou que ao tomar conhecimento do valor do repasse feito para o hospital, por meio do governo federal, irá pedir junto ao Ministério da Saúde, uma atualização. “Conhecendo o Gpaci soube que praticamente 95% dos atendimentos feitos são pelo Sistema Único de Saúde (SUS), então, vamos tentar ampliar a verba federal junto ao Ministério da Saúde. É uma pena que o governo estadual não faça nenhum repasse ao hospital do Gpaci, pois o atendimento é prestado para crianças e adolescentes de Sorocaba e cidades da região”, disse Zambelli.

Mandatos

Em Sorocaba, os deputados também foram entrevistados pela rádio Cruzeiro FM 92,3 e falaram sobre seus atuais mandatos. Danilo Balas destacou sua atuação de fiscalização e investigação sobre obras paralisadas em todo o Estado. Segundo levantamento feito pelo parlamentar no total são 1.075 obras paralisadas.

“São creches, escolas, pontes, viadutos, dentre outras obras, conforme dados também apontados pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP). Fiz essa fiscalização e denunciei ao Ministério Público do Estado (MPSP), que já instaurou diversos inquéritos para apurar os casos”, disse Balas.

O deputado estadual citou, ainda, sua atuação parlamentar na área de segurança pública, junto com as forças de segurança como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e guardas municipais. “Também enviei emendas diretamente para cerca de 81 escolas estaduais para a compra de equipamentos”, informou.

A deputada federal Carla Zambelli disse que, ao longo de seu mandato, foram feitas 113 representações judiciais, além da atuação no sentido de fiscalizar o poder público, solicitando investigação quando houve suspeita de mau uso do dinheiro público. “Também apresentamos mais de 80 projetos de lei e um deles já foi aprovado, que é a Lei Henry Borel, que prevê medidas protetivas a crianças vítimas de violência doméstica”, disse. A lei homenageia o menino de 4 anos morto após ser espancado no apartamento em que morava com a mãe e o padrasto no Rio de Janeiro, e que ganhou repercussão nacional.

Zambelli disse que a lei aumenta a pena para assassinos de crianças e adolescentes de 12 para 30 anos de cadeia e estabelece várias outras diretrizes, inclusive para os conselhos tutelares, no sentido de proteger crianças e adolescentes vítimas de abusos. (Da Redação)