Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

HumanizAção Inverno acolhe 18 pessoas nesta quinta-feira

Equipes percorreram 10 pontos de Sorocaba durante as atividades

16 de Junho de 2022 às 16:30
Cruzeiro do Sul [email protected]
HumanizAção Inverno acolhe 18 pessoas em situação de rua
HumanizAção Inverno acolhe 18 pessoas em situação de rua (Crédito: Divulgação/GCM)

As equipes do programa HumanizAção Inverno realizaram, durante todo o dia de quarta-feira (15), até a 1h desta quinta-feira (16), várias ações de abordagem social a pessoas em situação de rua. Ao todo, foram atendidas pelas equipes especializadas 29 pessoas em situação de rua, sendo que 18 delas aceitaram receber acolhimento e abrigo no Serviço de Obras Sociais (SOS), onde tiveram acesso a vários serviços essenciais, tais como: alimentação completa, roupas e toalhas limpas, banho quente, cuidados de higiene e pernoite.

Foram percorridos os seguintes locais: rua Victor Alves de Deus, Praça Frei Baraúna, Rodoviária, rua Heitor A. Humel, avenida Rudolf Dafferner, rua Chile, rua Goiás, Praça Cel. Fernando Prestes, rua Padre Luiz, rua Álvaro Soares e rua Prof. Luiz Vasconcelos, além das Barreiras Humanitárias instaladas na Rodoviária e na Praça Frei Baraúna.

O programa é realizado de forma integrada, reunindo equipes da Secretaria do Gabinete Central (SGC), Secretaria da Cidadania (Secid), com sua Coordenadoria de Álcool e Outras Drogas, e Secretaria da Saúde (SES), além do apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e Urbes – Trânsito e Transportes.

A população também pode colaborar com essa importante ação social, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua necessitando de cuidados e acolhimento. Também é possível doar roupas em bom estado, cobertores e alimentos. O contato pode ser feito pelo WhatsApp (15) 99666-2636 (24h por dia) ou pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS; (15) 3212-6900, da Secretaria da Cidadania (Secid) e 153, da Guarda Civil Municipal (GCM).

Durante os dias mais frios do ano, as ações também incluem a atenção e oferta de abrigo aos animais de estimação que estejam na companhia das pessoas acolhidas ou que se encontrem abandonados nas ruas. Essas atividades são realizadas pela Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema).

Dessa forma, outra forma de colaborar é doando rações, roupinhas e casinhas para pets, que vão ajudar a abrigar e aquecer os animaizinhos acolhidos. As doações podem ser entregues, das 8h às 17h, na Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal, da Sema, que fica localizada na Rua Rosa Maria de Oliveira, 345, ao lado do Instituto Humberto de Campos, no Jardim Zulmira. (Secom Sorocaba)