Itu
Casal acusado de tortura é transferido para penitenciárias de SP
Segundo informações da Polícia Civil, a mulher foi transferida para a Penitenciária Feminina de Tremembé e o homem para a Penitenciária de Guarulhos
O casal Ituano acusado pelos crimes de tortura, lesão corporal e abandono de incapaz contra o filho de 11 anos foi transferido na última quinta feira (9) para dois presídios do Estado de São Paulo. Eles foram presos na cidade de Uberlândia (MG) no dia 6 de maio, onde aguardavam decisão da justiça para transferência.
Segundo informações da Delegacia Seccional de Polícia de Sorocaba, a mulher foi transferida para a Penitenciária Feminina de Tremembé e o homem para a Penitenciária de Guarulhos, onde aguardam julgamento.
Relembre a história
No dia 2 de maio, o Conselho Tutelar de Itu foi acionado para atender a uma denúncia que chegou por meio do WhattsApp, com imagens e vídeos das agressões e lesões sofridas pelo menino de 11 anos, vítima de maus-tratos e tortura. Ele já era conhecido pelos conselheiros por atendimentos anteriores em outras situações.
A criança foi acolhida e recebeu medidas protetivas da Justiça. Os pais não foram encontrados na residência e passaram a ser procurados para prestar esclarecimentos sobre o caso.
O Ministério Público recebeu a denúncia na terça-feira (3) e passou a acompanhar a situação da criança. De acordo com o promotor de Justiça Christiano José Poltronieri de Campos, “sem prejuízo das medidas criminais, no âmbito da Infância e Juventude, a criança foi afastada do convívio familiar e recebeu acolhimento institucional, para, futuramente, o MP ingressar com uma ação de destituição do poder familiar”.
Até aquele momento, havia suspeita de que os pais teriam fugido com o outro filho, uma criança de colo. A mãe já teria tido a prisão em flagrante decretada em 2013 em virtude da morte de outro filho. O caso teria sido arquivado pela Justiça. O MP ainda estava buscando informações sobre esse caso.
Com base nos relatos de testemunhas, relatórios policiais e laudo do Instituto Médico Legal (IML), o delegado da 4ª Delegacia de Polícia de Itu, Felipe Augusto Vicentim Ferrero Salla, pediu a prisão dos pais pelos crimes de tortura, lesão corporal e abandono de incapaz.
A Prisão
A Polícia Militar prendeu o casal numa via pública na região do São Jorge, no dia 6 de maio, no Assentamento do Glória, em Uberlândia (MG), a 546 quilômetros de Itu. (Da Redação)