Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saúde

Máscaras voltam a ser obrigatórias em cidades do sudoeste de SP

Pelo menos 13 municípios das regiões administrativas de Sorocaba e de Itapeva retomaram recentemente o uso obrigatório de máscaras

13 de Junho de 2022 às 11:32
Cruzeiro do Sul [email protected]
Cidades da RMS voltam a obrigar ou recomendar o uso da máscara para prevenir a Covid-19.
Cidades da RMS voltam a obrigar ou recomendar o uso da máscara para prevenir a Covid-19. (Crédito: Fábio Rogério )

 

Pelo menos 13 municípios das regiões administrativas de Sorocaba e de Itapeva retomaram recentemente o uso obrigatório de máscaras. São elas: Avaré, Arandu, Cerqueira César, Itaporanga, Itaberá, Itaí, Piraju, Porangaba, Manduri, Taquarivaí, Taquarituba, Araçariguama e Campina do Monte Alegre. Duas delas, Campina do Monte Alegre e Itaporanga, adotaram a medida também em espaços públicos.

A prefeitura do município de Campina do Monte Alegre, na região administrativa de Itapeva, emitiu um decreto neste sábado (10) proibindo a circulação de pessoas sem o uso de máscaras, inclusive em espaços públicos, devido à alta taxa de transmissão da Covid-19. O documento, que entrou em vigor nesta segunda-feira (13) e tem vigência de 15 dias, também suspende a realização de todos os eventos públicos e temporários no âmbito do município. Já em Itaporanga o uso do equipamento de proteção também passou a ser obrigatório em espaços abertos, como eventos esportivos, religiosos e culturais.
Na semana passada, o município de Araçariguama, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), também havia decretado o uso de máscaras em locais fechados, incluindo todas as repartições públicas e unidades escolares, nos comércios, prestadores de serviços e até locais religiosos, além do transporte coletivo.

Municípios que recomendam o uso de máscaras

Outros municípios da RMS recomendam o uso de máscaras devido ao aumento dos casos confirmados da Covid-19 em todo o Estado de São Paulo.
Em Cerquilho a recomendação é para locais fechados, como escolas, por exemplo. A recomendação também é que todas as pessoas estejam em dia com todas as doses da vacina contra Covid-19, assim como a vacina da gripe, de acordo com a idade de cada um.

Em Votorantim o uso das máscaras foi recomendado através de ofício do Setor de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde, que propõe o uso para servidores, vereadores e munícipes que frequentem o Legislativo. (Da Redação)