Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vacinação

Sorocaba vacina todos os públicos contra Covid nesta segunda (13)

Nesta semana, devido ao feriado de Corpus Christi, celebrado na quinta (16), o calendário vacinal será reduzido e vai só até quarta (15)

13 de Junho de 2022 às 08:12
Cruzeiro do Sul [email protected]
As campanhas de vacinação contra a Covid-19, gripe e sarampo continuam  nesta semana em Sorocaba
As campanhas de vacinação contra a Covid-19, gripe e sarampo continuam nesta semana em Sorocaba (Crédito: Fábio Rogério/ Arquivo JCS (7/7/2021))

A vacina contra a Covid-19 será aplicada nesta segunda (13) e na quarta-feira (15) para todos os sorocabanos elegíveis que precisarem tomar qualquer dose. Já na terça-feira (14), haverá campanhas de imunização contra a gripe (Influenza) e sarampo para diversos públicos. Nesta semana, devido ao feriado de Corpus Christi, celebrado na quinta (16), o calendário vacinal será reduzido e vai só até quarta-feira (15). 

Por conta de reclamações de munícipes, a Secretaria da Saúde (SES) ampliou os dias de vacinação contra a Covid. Nesta segunda (13) e na quarta-feira (15), todos os públicos-alvo (começando por crianças a partir de 5 anos, adolescentes e adultos), poderão receber qualquer dose. Estará disponível, inclusive, a quinta dose para pessoas com 50 anos ou mais ou alto grau de imunossupressão. 

Adultos e adolescentes necessitam apresentar RG, CPF e comprovante de vacinação da dose já recebida. Pessoas com alto grau de imunossupressão precisam levar, também, laudo médico. Crianças, por sua vez, precisam estar acompanhadas dos pais ou responsáveis. Elas ainda têm de estar munidas da carteira de vacinação, documento de identidade e o CPF ou Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os pais ou responsáveis de crianças com comorbidades ou deficiências devem apresentar, igualmente, comprovante da condição de risco delas (exames, receitas, relatório médico, prescrição médica ou cadastro já existente na UBS). Se preferirem, pais ou responsáveis podem fazer o pré-cadastro de crianças no site Vacina Já. Quem não conseguir realizar o procedimento pela internet poderá realizá-lo diretamente nas UBSs.

Gripe e sarampo

Nesta terça-feira (14), continua a imunização contra a gripe para vários públicos. São eles: idosos com 60 anos ou mais; profissionais da saúde; crianças de 6 meses até quatro anos, 11 meses e 29 dias; gestantes e puérperas; população indígena; comunidades tradicionais quilombolas; professores, demais profissionais da educação e equipe escolar (merendeiras, auxiliares de educação, administrativos, inspetor de alunos, auxiliar de limpeza, entre outros); caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; forças armadas; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa; pessoas com deficiência; e pessoas com comorbidades.

No mesmo dia, prossegue a campanha de vacinação contra o sarampo para crianças com a partir de 6 meses até quatro anos, 11 meses e 29 dias e profissionais da saúde. A vacina aplicada na campanha é a tríplice viral, que também protege contra rubéola e caxumba. 

Crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis e com a carteira de vacinação. Adultos também devem levar documento de identidade com foto. No caso dos profissionais de saúde e da educação, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas e funcionários do sistema prisional é preciso apresentar, igualmente, comprovante de vínculo empregatício. Já as pessoas com deficiência têm de levar laudo ou relatório médico. (Da Redação)