Sorocaba
Totens vão orientar sobre ajuda às pessoas em situação de rua
Pessoas devem acionar serviços públicos sociais; Barreiras Humanitárias começa hoje (10)
A população será orientada por meio de totens, com a identidade do programa municipal “Humanização”. A ideia é reforçar que é preciso acionar os serviços públicos sociais especializados no auxílio às pessoas em situação de rua, ao invés de tentar ajudar dando esmolas, por exemplo. A iniciativa que utiliza a comunicação visual foi instalada nos principais cruzamentos de Sorocaba.
A campanha ainda abrange os canais de comunicação oficiais da Prefeitura de Sorocaba, além de outdoors espalhados pelo município e busdoors (publicidade na traseira dos ônibus), e apoio dos veículos de imprensa. “A melhor forma de ajudar a pessoa em situação de rua é acionando o programa municipal de acolhimento, que poderá atender, em um primeiro momento, com serviços essenciais, como alimentação completa, cuidados de higiene e pernoite, além do atendimento em saúde, se necessário, e ainda, sempre que possível e desejado pela pessoa, será feito o contato com a família de origem”, explicou o secretário da Secretaria de Cidadania, Clayton Lustosa. “Ressaltando que o objetivo final desse trabalho diário e contínuo é sempre proporcionar chances reais para uma verdadeira mudança de vida, contribuindo para a reinserção dessas pessoas no convívio em comunidade”, disse.
O hábito de dar esmolas mas pode piorar a situação das pessoas em situação de rua. “As esmolas acabam reforçando a situação de marginalização dessas pessoas, pois suas necessidades são supridas de maneira equivocada e dificultam a assistência social adequada, inclusive, quanto ao regresso ao lar e a reinserção na vida em comunidade. A população pode sempre ajudar, informando onde essas pessoas se encontram, para que as equipes especializadas do programa ‘Humanização’ possam chegar rapidamente até o local e oferecer toda assistência à disposição”, reforçou o secretário.
O whatsapp para acionamento das equipes é o (15) 99666-2636. O número funciona 24 horas, todos os dias. As comunicações visuais foram instaladas em vários pontos, entre eles o semáforo da Av. Antônio Carlos Comitre com a Av. Washington Luiz, altura do número 1.000, no Campolim; Av. Washington Luiz com a Av. Comendador Pereira Inácio, altura do número 23; em frente à Uniten, na Av. General Osório, e no número 986 da mesma avenida.
Barreiras Humanitárias
Em paralelo a essa ação, começa hoje (10) a operação “Barreiras Humanitárias” que funcionará de forma fixa, na rodoviária, e, de modo itinerante, nas entradas da cidade e em outros pontos estratégicos. Serão realizadas abordagens sociais nessas localidades, por meio das equipes especializadas do programa municipal de acolhimento - “Humanização” - para identificar a chegada de dependentes químicos vindo de outras localidades, principalmente, da região conhecida como Cracolândia, na capital paulista.
O programa “HumanizAção” começou em 2021. Por meio de abordagens sociais diárias, de domingo a domingo. Quem aceita o acolhimento é encaminhando para o Serviço de Obras Sociais (SOS), local onde são oferecidos serviços essenciais, tais como: alimentação completa, cuidados de higiene, banho, roupas limpas e pernoite. Além disso, ocorre o encaminhamento assistenciais necessários.
Neste ano, por conta da queda atípica das temperaturas, o “Humanização Inverno”, começou mais cedo, no mês de maio, com a intensificação das ações. Foram realizadas 556 abordagens sociais a pessoas em situação de rua. Esses atendimentos geraram 496 acolhimentos no Serviço de Obras Sociais. Além disso, perto de 140 pessoas puderam retornar aos seus lares de origem, seja em Sorocaba ou em outra cidades de procedência. Nesse caso, o retorno, ocorre com ajuda da Prefeitura, quando há interesse e viabilidade para isso ocorrer. (Da Redação)