Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Ação da SES incentiva doação de plaqueta em Sorocaba

A doação de plaquetas beneficia muitos pacientes, em especial aqueles em tratamento de leucemias e outros tipos de câncer

08 de Junho de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Doações podem ser feitas no Hemonúcleo de Sorocaba (Colsan), no Jardim Vergueiro.
Doações podem ser feitas no Hemonúcleo de Sorocaba (Colsan), no Jardim Vergueiro. (Crédito: WWW.GOV.BR/SAUDE)

A Secretária da Saúde (SES), realiza, ao longo desta semana, ações voltadas para a divulgação da Semana Municipal de Incentivo à Doação de Plaqueta. As atividades endossam o Projeto de Lei Municipal Nº 12.537, de 8 de abril de 2022, que incentiva a doação. De autoria do presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal e doador de plaquetas há alguns anos, vereador Fábio Simoa (Republicanos), a iniciativa conta com apoio do Poder Executivo sorocabano na difusão das informações sobre o tema.

“O objetivo da campanha é abordar a importância da doação de plaquetas e incentivar que cada vez mais pessoas possam colaborar com esse gesto solidário, que salva vidas”, destaca o secretário da Saúde, Cláudio Pompeo.

As plaquetas, ou trombócitos, são células do sangue produzidas pela medula óssea, as quais são responsáveis pelo processo de coagulação sanguínea. Conforme explica o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o procedimento de doação de plaquetas envolve a retirada do sangue da veia de um dos braços, como em uma doação convencional, só que um pouco mais demorada. Esse processo é feito de forma segura, com material descartável e livre de contaminações. A doação deve ser agendada com antecedência e dura cerca de uma hora e meia.

“Muitas pessoas não sabem que, além do sangue, é possível doar outros subprodutos, como o plasma e as plaquetas. O procedimento da doação de plaquetas é diferente da doação de sangue, chamado aférese. É mais demorado, mas também não machuca e é extremamente seguro”, disse Simoa.

Em colaboração com a campanha, as Unidades Básicas de Saúde Simus, Nova Esperança e Maria Eugênia realizarão, ao longo da semana, ações de conscientização à população sobre a importância da doação de plaquetas.

Na UBS Simus, será feita uma ação em parceria com alunos de Enfermagem da Escola Grau Técnico, com cartazes fixados pela unidade e distribuição de materiais informativos, além de palestras hoje (8), a partir das 13h.

Na UBS Maria Eugênia, a equipe realizará atividade em conjunto com estudantes de enfermagem da Faculdade Anhanguera, de forma explicativa e lúdica, das 8h às 12h, hoje e amanhã (9), aos pacientes que se encontrarem na unidade, além da exposição de cartazes que ficarão à mostra durante todo o mês. A UBS Nova Esperança também contará com informativos e palestras, a partir das 9h de amanhã.

Outra ação referente ao tema acontecerá, às 19h, na Câmara Municipal, no dia 14 de junho, Dia Mundial do Doador de Sangue. Na ocasião, doadores de sangue e de plaquetas serão homenageados.

A doação de plaquetas beneficia muitos pacientes, em especial aqueles em tratamento de leucemias e outros tipos de câncer, bem como os submetidos a transplante de medula óssea, cirurgias cardíacas, vítimas de trauma, entre outros. “Por isso, este projeto tem como objetivo sensibilizar e estimular essa modalidade de doação”, disse o parlamentar.

Saiba onde doar

As doações podem ser feitas no Hemonúcleo de Sorocaba (Colsan), localizado na avenida Comendador Pereira Inácio, 564, Jardim Vergueiro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3224-2930. (Da Redação)