Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vacinação

Vacina contra Covid está disponível em clínicas

05 de Junho de 2022 às 00:01
Cezar Ribeiro [email protected]
Médica explica que a agilidade no atendimento, além de acompanhamento, são os benefícios.
Médica explica que a agilidade no atendimento, além de acompanhamento, são os benefícios. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

As doses da vacina contra a Covid que foram distribuídas nas redes privadas já se encontram disponíveis em algumas clínicas do Brasil. A DBA Clínica de Alergia e Vacinas, localizada em São Roque, é uma das que já começaram a aplicação.Essas doses não serão destinadas a todas as faixas etárias da população.

Em entrevista ao jornal Cruzeiro do Sul, a médica alergologista Ducilene Alves, proprietária da DBA, explicou que essa vacina é recomendada para um público específico. “Será para pacientes de 18 anos em diante. Esses pacientes deverão ter sido vacinados há 4 meses ou mais e ainda não terem completado a quarta dose da vacinação”. O custo já está definido. “Cada ampola contém 10 doses que devem ser usadas em até 48 horas e na clínica o valor será de R$ 300,00, que poderão ser divididos em até 3x no cartão de crédito sem juros”, disse.

A imunização recebida nas clínicas particulares pode oferecer vantagens em relação ao sistema público. “Rapidez para completar as doses necessárias, que atualmente são quatro; agendamento, não necessitando ficar em filas, que podem fazer aglomeração e causar contaminação; e na clínica terá assistência do médico responsável para acompanhamento das aplicações e seguimento desse paciente, se necessário”, conclui a médica.

A vacina oferecida é produzida pela AstraZeneca, que é a mesma aplicada na rede pública pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), porém as da rede privada são importadas diretamente do fabricante. Segundo a Associação Brasileira de Clínicas de Vacinas (ABCVAC), as clínicas devem checar as doses que o paciente já tomou para fazer as devidas orientações. Essas doses serão registradas no programa de informações do Governo Federal, o ConecteSUS, assim como já acontece com todas as outras vacinas. A ABCVAC ainda informa que a oferta do imunizante para a rede privada só foi possível devido ao fim da vigência da lei 14.125/2021, que inviabilizava a venda de doses. (Cezar Ribeiro - programa de estágio)