Buscar no Cruzeiro

Buscar

Semana do Meio Ambiente

Evento da Prefeitura de Sorocaba conscientiza população sobre o uso da água

Objetivo é estimular a população a refletir sobre o cuidado com o meio ambiente e o viver de forma sustentável

04 de Junho de 2022 às 19:30
Cruzeiro do Sul [email protected]
Feira da Água e do Meio Ambiente foi realizada neste sábado (4)
Feira da Água e do Meio Ambiente foi realizada neste sábado (4) (Crédito: Divulgação/Secom)

Para celebrar a Semana do Meio Ambiente, que acontece até 11 de junho e conscientizar a população sobre o uso consciente da água, a Prefeitura de Sorocaba realizou neste sábado (4) mais uma edição da Feira da Água e do Meio Ambiente. O evento, realizado em conjunto com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), ocorreu no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, localizado no Jardim Dois Corações.

“O objetivo da ação é estimular a população a refletir sobre o cuidado com o meio ambiente e o viver de forma sustentável, sobretudo com relação ao uso consciente da água, um dos recursos naturais mais importantes do planeta”, destacou o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow.

O mote da feira deste ano foi a conscientização no uso da água, um dos recursos naturais mais importantes do Planeta. Das 10 às 16h, diversas atividades educativas foram realizadas. A população teve a oportunidade de fazer um passeio monitorado pelo Jardim Botânico, além de conferir exposições, como a de animais taxidermizados e outra sobre como construir uma minicisterna para reúso da água da chuva. Também houve doação de mudas de árvores, apresentação musical do grupo “Vozes do Castelo” e orientações sobre o uso consciente da água.

“A Semana do Meio Ambiente é muito importante. Nós demos início a alguns eventos e hoje o Saae está demonstrando à população como construir uma cisterna em casa, que é um sistema de reaproveitamento de água de chuva. É bastante simples e necessita de pouco investimento. Podemos reaproveitar essa água da chuva para uma lavagem de quintal, por exemplo”, explica o diretor de produção do Saae, Reginaldo Schiavi.

O diretor repassa também dicas para utilizar a água de maneira consciente como não demorar no banho e evitar lavar a calçada e arro com água potável. “É importante que a população tenha consciência e evite usar a água potável para estes fins. Optar por utilizar vassouras e buscar uma outra forma de limpar. Essa é uma água utilizada para beber, então precisa ter um uso nobre e lembrar que ao desperdiçar, estamos tirando de uma outra situação que pode fazer falta no futuro”.

Além das ações realizadas na feira de hoje (4), o Saae desenvolve atividades de educação ambiental com as escolas, levando alunos às estações de tratamento. Lá, eles conhecem mais sobre o custo, processo e pessoas envolvidas no tratamento da água. “Esses alunos aprendem o quanto é custoso tirar a água do manancial, tratar e adequar para beber, e aprendem a preservar o bem mais importante na vida do ser humano”, disse.

Também estiveram presentes no evento a secretária de Comunicação, Fernanda Burattini, e o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno. (Da redação)