Buscar no Cruzeiro

Buscar

Suspeita de plágio

Câmara de Sorocaba vai apresentar relatório sobre o concurso

O impasse ocorre porque a mesma prova de língua portuguesa foi aplicada em um concurso público de Buriticupu, no Maranhão

04 de Junho de 2022 às 00:01
Wilma Antunes [email protected]
Fachada do prédio da Câmara de Sorocaba, no bairro Alto da Boa Vista.
Fachada do prédio da Câmara de Sorocaba, no bairro Alto da Boa Vista. (Crédito: ARQUIVO / JCS )

Após uma semana repleta de polêmicas em torno do concurso público da Câmara Municipal de Sorocaba, realizado no último dia 29, a Casa deve apresentar um relatório completo sobre o caso na segunda-feira (6). O impasse ocorre porque a mesma prova de língua portuguesa foi aplicada em um concurso público de Buriticupu, no Maranhão, no início do mês de maio. O gabarito oficial, inclusive, foi divulgado dez dias antes de o exame ser realizado em Sorocaba.

Na terça-feira (31), a Câmara acionou o Instituto Avança São Paulo, banca responsável pela prova, a fim de buscar esclarecimentos a respeito das denúncias recebidas. Foi estabelecido o prazo de dois dias para o pronunciamento da empresa, que venceu na quinta-feira (2). O Legislativo informou ontem (3) ao Cruzeiro do Sul que recebeu as respostas da empresa dentro do prazo limite.

Ainda acrescentou que o parecer da Comissão do Concurso Público será submetido à Mesa Diretora da Câmara. Na sessão ordinária da última terça-feira, o chefe do Poder Legislativo, Cláudio Sorocaba (PL), considerou a possibilidade de o concurso ser cancelado. No entanto, disse que não poderia interferir na situação e a decisão caberia à própria comissão.

A reportagem solicitou a resposta oficial do Instituto Avança São Paulo enviada à Câmara, mas tanto a Casa Legislativa quanto a empresa não se manifestaram. (Wilma Antunes)