Região
Prefeitura de Votorantim reabre edital para transporte público
O certame para a contratação, em definitivo, de concessionária responsável pelo serviço foi retomado na quarta-feira (1º)
A Prefeitura de Votorantim reabriu, na quarta-feira (1º), o edital para a contratação, em definitivo, de concessionária para o transporte público municipal. O certame havia sido suspenso pelo Executivo no dia 25 de maio, para readequação do edital e análise de uma impugnação apresentada. O aviso de reabertura de concorrência pública foi publicado no Diário Oficial de quarta (1º).
Segundo o texto, as empresas interessadas em participar da licitação podem enviar propostas até as 10h do dia 18h de julho. A abertura dos envelopes será na mesma data e horário. De acordo com o governo municipal, será a escolhida a empresa que oferecer a menor tarifa por quilômetro rodado. O valor da taxa não poderá exceder R$ 13,23. Os envelopes já deveriam ter sido abertos em 15 de maio. Porém, com os impasses em relação ao edital, o cronograma do processo licitatório sofreu atraso.
Caráter emergencial
A City Transporte assumiu o transporte público municipal da cidade em 29 de maio, em caráter emergencial. A empresa entrou no lugar da Auto São João, que saiu após mais de 20 anos. A nova empresa atuará na cidade, inicialmente, pelo período de seis meses.
A municipalidade votorantinense pretende concluir a licitação para a concessão definitiva do serviço antes ou fim até o término do contrato de urgência. Isto é, em até 180 dias. Conforme a administração municipal, o processo já está em andamento e próximo de ser finalizado.
Atualmente, a City opera 20 linhas municipais. As intermunicipais continuam com a São João. Até o momento, as tarifas não sofreram reajuste. No entanto, segundo passageiros, os problemas de falta de horário continuam, mesmo com a troca de concessionária. Os usuários também apontam a maior lotação dos veículos, em razão do tamanho menor, como mais dificuldade. A situação foi mostrada pelo Cruzeiro do Sul em reportagem publicada na edição de quarta-feira (1º).