Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Etec Rubens de Faria e Souza suspende aulas presenciais até 2ª

A medida foi tomada devido ao número de casos positivos de Covid-19 entre alunos, professores e funcionários

03 de Junho de 2022 às 10:33
Vinicius Camargo [email protected]
A Etec Rubens de Faria e Souza suspendeu as aulas presenciais devido a casos de Covid-19 confirmados na escolas
A Etec Rubens de Faria e Souza suspendeu as aulas presenciais devido a casos de Covid-19 confirmados na escolas (Crédito: Fábio Rogério (7/7/2021) )

*Atualizada às 15h33

A Escola Técnica Estadual (Etec) Rubens de Faria e Souza, no Jardim Vergueiro, em Sorocaba, suspendeu, na terça-feira (31), as aulas presenciais até segunda (6). A decisão foi tomada devido ao número de casos positivos de Covid-19 entre alunos, professores e funcionários. Segundo o Centro Paula Souza, que administra as Etecs, 34 positivações foram registradas na unidade.

Em nota divulgada em sua página no Facebook, a instituição diz que, durante a interrupção das atividades presenciais, os estudantes terão aulas on-line. Ainda conforme a escola, quem não participar das atividades no modelo remoto não sofrerá nenhum prejuízo. Porém, as tarefas devem ser entregues. A unidade continuará aberta para atendimento ao público. 

De acordo com CPS, na escola, 20 estudantes, 11 professores e três funcionários foram diagnosticados com a doença, em universo de 1,8 mil alunos matriculados, 104 educadores e 30 colaboradores. 

A entidade cita, ainda, já ter providenciado a higienização de todos os ambientes da escola. Diz, também, manter os protocolos sanitários, com aferição de temperatura; disponibilização de álcool em gel nas salas; álcool 70° para limpeza das carteiras e uso de máscaras mesmo sem a obrigatoriedade. 

Região de Sorocaba

Pelo menos uma escola estadual da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) também suspendeu as aulas presenciais por conta de casos de Covid. Trata-se da unidade Professor Pery Guarany Blackman, em Itu. As atividades na instituição foram interrompidas na quinta-feira (2), por dez dias. 

Segundo a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), nesse tempo, os alunos terão aulas remotas, via Centro de Mídias de São Paulo (plataforma do governo estadual). Ainda conforme a pasta, a Vigilância Epidemiológica Municipal de Itu foi notificada sobre os casos da doença e a suspensão das aulas.  

O Cruzeiro do Sul solicitou à secretaria o número de positivações registradas na unidade, mas não obteve resposta. A escola também não passou a informação. O jornal encontrou apenas o número geral de contaminações nas redes de ensino estadual e privada da cidade, a partir do Sistema de Informação e Monitoramento da Educação para Covid-19 (Simed). A plataforma, desenvolvida pela Seduc, acompanha os casos da doença nas escolas administradas pelo governo estadual e disponibiliza esses dados. 

De acordo com o sistema, na rede estadual, há, atualmente, 37 infectados, sendo 14 estudantes e 23 servidores. Já nas unidades particulares, seis estudantes, estão com Covid. Ao todo, são 43 casos nas escolas do município. 

A reportagem ainda perguntou à Secretaria da Educação se outras escolas estaduais da RMS interromperam as atividades por conta da Covid-19. A pasta informou que essa medida não foi adotada em nenhuma outra instituição da Região Administrativa (RA) de Sorocaba, formada por 47 cidades.