Buscar no Cruzeiro

Buscar

Maus-tratos

Sema resgata 70 animais abandonados em imóveis na zona leste

Dono dos animais sofreu um infarto e está internado no hospital. Desde então, os bichos ficaram sozinhos

02 de Junho de 2022 às 12:05
Cruzeiro do Sul [email protected]
A Sema realiza operação de resgate de 40 cães em uma casa na Vila Hortência
A Sema realiza operação de resgate de 40 cães em uma casa na Vila Hortência (Crédito: Divulgação )

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema) de Sorocaba realizou, nesta quinta-feira (2), o resgate de cerca de 60 cães que estavam em condições precárias em uma casa na Rua Chile, Vila Barcelona. Posteriormente, a equipe da Sema foi em outras duas residências, localizadas na Rua Cervantes. Nelas, foram resgatados quatro gatos e seis cachorros. No total, a ação resgatou ao menos 70 animais. 

Segundo as primeiras informações obtidas pela rádio Cruzeiro FM 92,3, a tutora dos animais morreu há seis meses. Com isso, eles ficaram sob os cuidados do marido dela. Porém, o homem sofreu um infarto e está internado no hospital. Por isso, os bichos ficaram sozinhos.

Vanderlei Martinez, presidente da Associação Protetora dos Animais de Sorocaba (Spaso) acompanhou o resgate dos animais "A Spaso foi acionada ontem (1º), às 22h, por moradores. Procuramos coordenar uma ação junto à Sema, para ajudar a retirada. Na Rua Cervantes, foram retirados dois cães em uma residência e na outra, seis cachorros e quatro gatos. Havia também seis esqueletos de gatos e dois de aves em um dos imóveis". 

De acordo com Martinez, o imóvel da Rua Chile e um dos imóveis da Rua Cervantes pertenciam ao mesmo proprietário, já o outro imóvel localizado na mesma rua é de uma mulher que faleceu e deixou os cachorros aos cuidados de Marcelo. Ele conta também que parentes do proprietário foram ao imóvel na Rua Chile, "abriram o portão, e soltaram alguns animais. Ou seja, o número de animais naquela residência era bem maior e agora alguns estão soltos pelas ruas".

O secretário de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal de Sorocaba, Edson Thiago Santoro Alvez esteve no local acompanhando a ação. "Todos eles vão passar por uma triagem veterinária para verificar a qualidade de vida deles e possíveis doenças. Como são muitos animais, vamos dar encaminhamento de cada um, devido a situação. Provavelmente eles irão para alguma feira de adoção assim que  estiverem em condições de serem adotados", explica. (Da Redação)