Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saúde

Farmácia Comunitária celebra 55 anos de atendimentos à população

A Farmácia Comunitária Vital Brazil, criada pelo curso de Medicina da PUC-SP, oferece medicamentos de forma gratuita

02 de Junho de 2022 às 11:15
Cruzeiro do Sul [email protected]
Farmácia Comunitária Vital Brazil
Farmácia Comunitária Vital Brazil (Crédito: Divulgação/ PUC-SP)

A Farmácia Comunitária Vital Brazil, criada pela comunidade acadêmica do curso de Medicina da PUC-SP em 1967, comemora 55 anos de existência em 2022 oferecendo medicamentos de forma gratuita à população da região de Sorocaba. Em outubro de 2002, ganhou o apoio da Universidade de Sorocaba (Uniso), passando a atuar como Farmácia Universitária.

Ela é reconhecida pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo e mantém sua variedade e quantidade de medicamentos por meio de doações e campanhas de arrecadação. Em suas cinco décadas e meia de funcionamento, já atendeu mais de um milhão de pessoas. Todo o estoque disponível é doado pelos próprios pacientes, pelos estudantes e pelos profissionais da saúde.

Como doar

Doações podem ser feitas nos campi da FCMS da PUC-SP e da Uniso, além do Colégio Dom Aguirre. Os produtos devem estar bem embalados, em perfeito estado de conservação e dentro da validade, com vencimento a partir do mês seguinte. As cartelas de comprimidos das quais já foram retiradas uma ou mais unidades também são aceitas. Já os medicamentos líquidos, como xaropes, soluções ou pomadas, devem vir com o lacre do fabricante.

Onde fica

O espaço funciona no prédio anexo ao campus da PUC-SP (Rua Doutor Seme Stefano, Jardim Vergueiro). A farmácia presta atendimento às segundas, terças e quintas-feiras, das 14h às 16h30, e às quartas, das 8h30 às 11h. Os interessados devem retirar senha na portaria e apresentar receita médica junto com um documento de identidade do paciente. (Da Redação)