Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Semana do Meio Ambiente tem programação para todas as idades

Data, criada pela ONU, faz parte do calendário oficial de Sorocaba

02 de Junho de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: JÉSSICA NASCIMENTO (22/9/2021))

A Semana Mundial do Meio Ambiente começou no último dia 31 e se estende até 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, data instituída em 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o intuito de fomentar ações voltadas à preservação ambiental.

Em Sorocaba, a data faz parte do calendário oficial. A Prefeitura, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) preparou uma programação variada, voltada ao público de todas as idades, como a exposição Zoo: muito mais do que lazer, que teve início ontem (1º) e segue até 30 de junho, no Shopping Iguatemi Esplanada. O evento é aberto ao público. Hoje (2), tem o lançamento do programa Sema vai à comunidade, com o Zoo vai à escola, na CEI-09.

Entre hoje e sábado (4), acontece curso Minhocultura -- produção de húmus, no Parque Natural Chico Mendes. Na sexta-feira (3), os alunos da E.E.Senador Vergueiro farão uma visita monitorada especial, durante a manhã, ao Quinzinho de Barros.

No sábado (4), o munícipe poderá conferir a Feira da Água e do Meio Ambiente, que acontece das 10h às 18h, no Jardim Botânico Irmãos Villas-Bôas. No domingo (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, a Sema realiza um evento especial e aberto ao público, das 9h30 às 12h30, no Reservatório de Detenção de Cheias do córrego Água Vermelha, no Jardim dos Estados.

O calendário de comemoração da Sema se estende até semana que vem. No dia 7, acontecerá uma ação educativa com o Clubinho do Refúgio, voltada às crianças e comunidade. No mesmo dia, a Estação de Tratamento de Água do Cerrado recebe o programa Água Viva, uma atividade voltada aos alunos da E.E. Arthur C. Freire. A ação será realizada também no dia 9, data que também acontece a Blitz da Biodiversidade, às 9h, no Porto das Águas.

No dia 10, os alunos da Fatec poderão conferir uma palestra sobre resíduos sólidos com a bióloga Viviane Rachid, às 19h. Para fechar a programação, a Sema realiza no dia 11, o Encontro do Coaves Kids, com passarinhada e plantio de árvores, aberto ao público infantil, com início às 8h30, no Reservatório de Detenção de Cheias do córrego Água Vermelha, no Jardim dos Estados. Por fim, às 10h, ocorre a Ação Educativa do Saae Sorocaba sobre descarte de resíduos na rede de esgoto, na região do Wanel Ville.

O Sesc Sorocaba realiza durante o mês de junho inúmeras atividades ligadas ao meio ambiente como oficinas ecopráticas, que são aquelas cujas práticas estão de acordo com os princípios da ecologia. A programação completa, com datas e horários, pode ser encontrada no site www.sescsp.org.br/unidades/sorocaba/. (Da Redação)