Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mundo Pet

3ª Expo Gatos Sorocaba acontece nos dias 25 e 26 de junho

A entrada é gratuita, mas os visitantes podem doar uma lata ou sachê de ração

01 de Junho de 2022 às 13:45
Cruzeiro do Sul [email protected]
Ficar atento a qualquer mudança de comportamento é essencial para saber se o animal está doente.
Ficar atento a qualquer mudança de comportamento é essencial para saber se o animal está doente. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

A Associação Maine Coon no Brasil (Amacoon) realizará nos dias 25 e 26 de junho, das 10h às 18h, no Hotel Golden Park a terceira edição da Expo Gatos Sorocaba. A entrada é gratuita, mas os visitantes podem doar uma lata ou sachê de ração, que será entregue à Associação Abrigo Temporário de Animais Necessitados (AATAN).

Uma ótima oportunidade para o público conhecer e saber mais sobre diversas raças exóticas e raras, entre elas, Maine Coon, Exótico, Oriental de pelo curto, Persa, British Short Hair, Ragdoll, Bengal, Shypx, e pela primeira vez na região, a espécie Ocicat – raça criada no Estados Unidos que se assemelha a um gato selvagem, mas com temperamento de animal doméstico. “Estamos muito felizes em voltar à Expo Gatos e continuar promovendo os felinos que amamos, além de ajudar os abandonados a encontrarem um novo lar”, comentam o presidente e o vice-presidente da Amacoon, Hugo Cavalheiro e Marcelo Ravagnani.

A expectativa é receber 200 gatos e seus criadores de várias regiões do Brasil. Serão avaliadas as seguintes categorias: Melhor da Classe; Melhor da Cor; Melhor da Raça; Melhor da Categoria e o Campeão entre todos. Os vencedores ganharão troféus e ração. O destaque deste ano é o prêmio para o vencedor da categoria doméstica “Gato SRD mais bonito de Sorocaba”. O campeão, ou campeã, vai ganhar um ano de ração grátis.

Um dos criadores de Sorocaba, que participa de eventos nacionais e internacionais, é Alex Martins, criador das raças Persa e Exótico, do Gatil Daruma, que participará da Expo Gatos 2022 com alguns de seus felinos. Na última edição do evento, em 2018, o Daruma Logan conquistou as categorias Best In Show, Best Of The Best e Best Over All. “Já estou apresentando alguns exemplares nas competições regionais para poder escolher o representante do meu gatil para a etapa mundial, que acontecerá no final de outubro, na Bélgica”, comenta.

Os juízes responsáveis pelo julgamento são Hugo Cavalheiro (Brasil), Alexey Shchukin (Holanda), Charles Spijker (Holanda) e Paula Demartini (Argentina). A competição internacional, realizada pela terceira vez em Sorocaba, é uma etapa do Campeonato Brasileiro FIFe de Gatos de Raça e os vencedores poderão ser classificados para a etapa mundial.

Outra novidade é o Espaço Vet Kids, organizado pela clínica felina Dugato. No local, as crianças se vestirão de pequenos veterinários e aprenderão a cuidar dos felinos, tudo sob a supervisão da médica-veterinária Vanessa Covre. “No espaço, iremos fazer também maquiagens faciais nas crianças, tiraremos dúvidas sobre a profissão de veterinária e sobre os felinos. Também haverá sorteio de brindes e muita interação com as crianças”, comenta a profissional. O espaço estará aberto nos dois dias, a partir das 13h.

Adoção de gatos


Em uma ação da Amacoon para incentivar a adoção de animais abandonados, haverá uma feirinha de adoção com cerca de 50 gatos da AATAN. Na última edição, em 2018, foram doados 12 felinos e a expectativa é que esse número aumente. “Esperamos doar vários gatinhos que precisam de uma família, pois já sofreram demais com o abandono. Queremos também divulgar o trabalho da associação e contamos com a venda de produtos para arrecadar recursos para pagar as dívidas com as clínicas veterinárias”, explica Caroline Vitale, tesoureira da AATAN.

Atualmente, a entidade tem 85 gatos disponíveis para adoção responsável, e conta com a ajuda de todos para diminuir a superlotação e, consequentemente, poder receber outros animais abandonados e vítimas de maus tratos. Toda e qualquer ajuda é muito bem-vinda. Os interessados em contribuir com a causa animal podem acessar o site da AATAN e fazer a sua doação: www.aatansorocaba.com.br

Inscrições


A taxa de inscrição para criadores é de R$ 100,00, e os tutores de animais SRD da região têm 50% de desconto no valor. Os interessados têm até o dia 11 de junho para se inscreverem junto com seus felinos no site: www.amacoon.com.br

Para participar, é necessário que todos os felinos SRD tenham mais de 10 meses, sejam castrados e microchipados.

Endereço: Rodovia SP-75 (Castelinho) – KM 2,6 sentido Sul – S/N – Iporanga (Da Redação)