Buscar no Cruzeiro

Buscar

Região

Caravana da Embrapa chega a Itapetininga nesta quinta-feira (2)

A Caravana Embrapa FertBrasil acontece em parceria com o Sindicato Rural, Secretaria de Estado da Agricultura e Prefeitura Municipal

01 de Junho de 2022 às 11:00
Cruzeiro do Sul [email protected]
Caravana Embrapa FertBrasil
Caravana Embrapa FertBrasil (Crédito: Divulgação/ Embrapa)

Com o objetivo de promover o aumento da eficiência de uso dos fertilizantes e insumos no campo e diminuir custos de produção dos produtores rurais, acontecerá nesta quinta-feira (2),a apresentação da Caravana Embrapa FertBrasil. O evento será na cidade de Itapetininga, em parceria com o Sindicato Rural, Secretaria de Estado da Agricultura e Prefeitura Municipal.

Itapetininga está entre os 30 polos produtivos de nove macrorregiões agrícolas do Brasil visitados pelos pesquisadores e técnicos da Embrapa que buscam estimular a adoção de novas tecnologias e boas práticas de manejo de solo, água e plantas.

A ação está entre as medidas de curto e médio prazos do Plano Nacional de Fertilizantes, que será lançado pelo Governo Federal nas próximas semanas, para reduzir a dependência externa por importação de produtos e tecnologias, situação agravada pelo conflito entre Rússia e Ucrânia. As estratégias de manejo de solo e de água para o uso racional de fertilizantes serão sistematizadas pela Embrapa em módulos de uma palestra padrão adaptada às diversas condições dos biomas brasileiros, que deverão nivelar e customizar as informações para cada uma das regiões produtoras do país.

Ao final das apresentações em cada polo produtivo, será realizado um alinhamento das necessidades de conhecimento tecnológico regionais, seguido de um amplo debate sobre os principais problemas encontrados em cada região. Em algumas áreas será demonstrada ainda, a eficiência de algumas das tecnologias desenvolvidas pela Embrapa por meio de Unidades Demonstrativas de Referência Tecnológica.

As atividades presenciais serão voltadas para técnicos de extensão rural, técnicos de cooperativas, sindicatos e associações rurais, e produtores líderes, pretendendo atingir cerca de 10 mil profissionais,
tornando-os multiplicadores das técnicas e orientações repassadas pela equipe de pesquisadores e analistas da Embrapa e parceiros que integrarão cada Caravana.

Após cada passagem da Caravana Embrapa em uma macrorregião agrícola, a Embrapa modulará digitalmente o conhecimento sistematizado para alimentar um hotsite e contribuir para construção de uma ampla plataforma digital de conhecimento sobre o tema, que poderá ser ofertado a multiplicadores de referência, tais como CNA/SENAR, EMATERs e cooperativas agroindustriais.

O evento será às 8h, no Auditório Municipal Alcides Rossi. Praça dos Três Poderes, 1000, Jardim Marabá – Itapetininga. (Da Redação)