Sorocaba
Desfile dos Tropeiros reúne Tropeada e população
Comitiva saiu de Itararé no dia 19 de maio, passando por cidades, como Itaberá, Itapeva, Taquarivaí, Itapetininga, Sarapuí e Araçoiaba da Serra
Após nove dias na estrada e 350 quilômetros percorridos, a comitiva da Tropeada Itararé-Sorocaba 2022 chegou a Sorocaba neste sábado (28). No início da tarde, a tropa formada por homens, mulheres e crianças atravessou a ponte sobre o córrego Ipaneminha, na Estrada José Ribeiro Leite, que liga Sorocaba a Araçoiaba da Serra. A recepção contou com a participação do prefeito sorocabano, Rodrigo Manga. Neste domingo (29), o grupo participará do Desfile dos Tropeiros e da 2ª Cavalgada Solidária #AFOMENAOEFAKE!, evento que celebra a 55ª Semana do Tropeiro.
A comitiva saiu de Itararé no dia 19 de maio, passando por cidades, como Itaberá, Itapeva, Taquarivaí, Itapetininga, Sarapuí e Araçoiaba da Serra. Ao entrar no município de Sorocaba, cavaleiros, cavalos e mulas pararam no Rincão Gaúcho, para um breve descanso. Enquanto os animais bebiam água, se alimentavam e descansavam à sombra, os cavaleiros também puderam fazer um lanche e confraternizar com o chefe do Executivo sorocabano, que esteve acompanhado da primeira-dama, Sirlange Frate Maganhato, do secretário do Gabinete Central, João Alberto Corrêa Maia, e da secretária de Comunicação, Fernanda Burattini. Na sequência, todos seguiram até o Clube União Recreativo Campestre, no Jardim Guadalajara, onde os tropeiros fizeram o pouso.
Um dos líderes da tropa é igualmente um dos fundadores do Caminho Resgate Histórico, João Ventura, iniciado em 2004. “Esse é o 16º ano que faço esse caminho. Participam representantes de cerca de 35 cidades. Mesmo com dois anos sem fazer, em razão da pandemia, agora estamos de volta. Nossa luta é para essa tradição não desaparecer”, ressaltou o cavaleiro.
Desfile dos Tropeiros
Na manhã deste domingo, a partir das 9h, a comitiva da Tropeada Itararé-Sorocaba 2022 se junta a muitos outros cavaleiros para participar do tradicional Desfile dos Tropeiros em Sorocaba, que, neste ano, se une à 2ª Cavalgada Solidária #AFOMENAOEFAKE!. A concentração será às 8h30, no Clube União Recreativo Campestre. O grupo passa em frente ao Monumento ao Tropeiro, próximo à Santa Casa de Misericórdia, na avenida São Paulo, local onde recebe a costumeira benção.
Para o ponto final do percurso, no Parque das Águas -- Jardim Abaeté --, está programada uma grande festa, com festival de hambúrguer, exposição de fotos e diferentes artigos tropeiros, além da apresentação da Orquestra de Violas “Zé Franco” e do grupo do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) “Fronteira Aberta”.
O objetivo da Prefeitura de Sorocaba, ao promover o evento, é resgatar a cultura Tropeira do município, mantendo viva a memória a respeito da participação da cidade no desenvolvimento do Ciclo do Tropeirismo, além de arrecadar alimentos para a campanha #AFOMENAOEFAKE!, organizada pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS).
Participação popular
Poderão participar da festividade comitivas e todos aqueles que desejarem, levando também seus animais de monta. A orientação é que os animais estejam com sela e demais equipamentos necessários para a cavalgada, com todo zelo e segurança.
A Prefeitura esclarece, no entanto. que será proibido participar do evento com cavalo doente ou machucado. Os animais deverão estar com ferradura e freio. Não poderá ser utilizada espora ou chicote, sela sem baixeiro, charrete com som alto, bem como consumir bebida alcoólica no momento do desfile. Também será proibido esbarrar o cavalo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 99722-2205. (Da Redação)
Galeria
Confira a galeria de fotos