Buscar no Cruzeiro

Buscar

Inclusão social

Festa Junina desliga sons para receber autistas na quarta (1º)

Na ação, chamada de Hora do Silêncio, crianças com TEA poderão entrar gratuitamente e aproveitar o evento sem barulho, entre as 18h e as 20h

28 de Maio de 2022 às 12:07
Som ambiente do recinto e as músicas dos brinquedos serão interrompidos para receber crianças autistas.
Som ambiente do recinto e as músicas dos brinquedos serão interrompidos para receber crianças autistas. (Crédito: Fábio Rogério (24/05/2022))

As crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) poderão aproveitar, na próxima quarta-feira (1º), a 105ª Festa Junina Beneficente de Votorantim gratuitamente e sem barulho. A organização do evento desligará o som ambiente e as músicas dos brinquedos do parque de diversões entre as 18h e as 20h. O objetivo da ação inclusiva, chamada de Hora do Silêncio, é reduzir os estímulos sensoriais no recinto para que autistas consigam aproveitar a festa com segurança e sem problemas. 

A entrada para crianças com TEA, de qualquer idade, será gratuita, mediante apresentação de documentário comprobatório. Se quiserem, elas poderão aproveitar as atrações do parque sem pagar nada. Para tanto, é só retirar a pulseira de acesso aos brinquedos na bilheteria central, ao lado da montanha-russa. Também é preciso mostrar o documento. 

A Festa Junina de Votorantim começou na última quarta-feira (25) e vai até 19 de junho. O evento acontece de quarta-feira a domingo. De quarta a sexta-feira, começa às 19h; aos sábados, às 14h; e, aos domingos, às 12h.

A Festa Junina, considerada a maior do Estado de São Paulo, conta com parque de diversões com mais de 20 atrações e diversas barracas de comidas típicas. Toda a renda arrecadada com a venda dos alimentos será revertida para 15 entidades assistenciais da cidade. A programação terá, ainda, 14 shows de artistas nacionais, de diversos gêneros musicais, no palco principal, e mais de 20 atrações regionais no palco Cultura. 

Na sexta-feira (27), a dupla sertaneja Jorge e Mateus abriu as apresentações musicais. Neste sábado (28), é a vez de Nando Reis subir ao palco, às 20h. Já neste domingo (29), Luana Santana agita o público, a partir do mesmo horário. Ainda no domingo (28), haverá shows especiais para as crianças, com os personagens dos filmes Encanto, Toy Story, Superman e Batman.

Os shows deste final de semana têm ingressos custando entre R$ 30 e R$ 100. Eles podem ser adquiridos pelo site do evento ou no ponto de venda oficial da praça Lecy de Campos, em Votorantim. O local funciona todos os dias, das 10h às 20h. Há, igualmente, PDVs nos shoppings Pátio Cianê (bloco B, piso 1) e Cidade (piso L2), ambos em Sorocaba. Os dois funcionam de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 12h às 20h.

Os ingressos para o recinto, com acesso ao parque de diversões e à praça de alimentação, também podem ser comprados antecipadamente, pela internet, ou na hora, nas bilheterias. (Da Redação)