Mobilidade
City passa a operar transporte coletivo de Votorantim
A São João, atual empresa de ônibus da cidade, sairá após 20 anos
O transporte público de Votorantim será operado pela City Transporte em caráter emergencial pelo período de seis meses. A escolha da concessionária que prestará o serviço definitivamente deverá ocorrer dentro desse período. O anúncio foi feito pela prefeita Fabíola Alves (PSDB) e pelo secretário de Mobilidade Urbana, Alfredo Pissinato Júnior, na manhã desta terça-feira (24). Houve coletiva de imprensa no auditório municipal Francisco Beranger. A São João, atual empresa de ônibus da cidade, sairá após 20 anos.
Segundo Fabíola, a liminar que determina a continuidade das atividades no município termina na próxima segunda-feira (29). Assim, para evitar a interrupção do serviço, a Prefeitura decidiu realizar a contratação de uma nova empresa em caráter emergencial.
Ainda de acordo com a chefe do Executivo, o governo municipal solicitou propostas a seis concessionárias. Destas, apenas três enviaram, e a City apresentou a melhor. Ela não deu detalhes sobre os critérios para a escolha, nem quanto ao valor do contrato.
Fabíola informou, também, que a licitação para a concessão do serviço em caráter definitivo já está em andamento e perto de ser concluída. Os envelopes com as propostas serão abertos nesta quarta-feira (25). Após essa etapa, serão efetuados todos os outros trâmites para a conclusão do processo licitatório e contratação efetiva da empresa. Esse processo, conforme e prefeita, deve ser concluído até o fim ou antes do término do contrato emergencial.
Fabíola, igualmente, descartou reajuste nas tarifas de ônibus. Para manter os valores, a administração vai absorver parte dos custos.
A integração das linhas municipais com as intermunicipais —- Votorantim/Sorocaba e Sorocaba/Votorantim — também está mantida. A Prefeitura de Votorantim firmara um acordo com a São João para continuar a oferecer esse benefício.
Além disso, todos os motoristas da São João serão contratados pela City, com o mesmo piso salarial.