Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Paróquia Santa Rita realiza a tradicional Bênção das Rosas

Outras duas missas estão previstas nesta tarde

22 de Maio de 2022 às 13:06
Cruzeiro do Sul [email protected]
Missa Bênção das Rosas em Sorocaba reúne fiéis
Missa Bênção das Rosas em Sorocaba reúne fiéis (Crédito: Ana Cláudia Martins)

A tradicional comemoração da Bênção das Rosas marcou mais uma Novena de Santa Rita na tarde deste domingo (22). O evento ocorreu na paróquia de Santa Rita de Cássia, na Vila Santana, em Sorocaba. Outras duas missas estão previstas nesta tarde.

De acordo com a programação, às 8h foi realizada uma missa e às 12h aconteceu a Bênção das Rosas. Agora no período da tarde, ainda será realizada a missa dos enfermos, às 15h, e uma procissão, seguida de uma missa, às 18h.

Nascida na Itália, em 22 de maio de 1381, a Santa Rita de Cássia é popular entre os católicos e tem forte ligação com as causas impossíveis. Após um casamento no qual era maltratada pelo marido, teve dois filhos. O marido foi assassinado e os filhos quiseram vingar a morte do pai. A santa discordou e preferiu que Deus levasse seus filhos antes que cometessem um crime. Os dois morreram vítimas de uma peste que arrasou a Europa.

Viúva e sem filhos, ela se dedicou aos pobres e, depois de muito tempo, ingressou no Convento das Irmãs Agostinianas de Santa Maria Madalena, em Cássia, para ser religiosa. As regras da época não permitiam a entrada de viúva no convento e uma madre superiora, para provar sua vocação, deu ordem para que ela regasse diariamente um ramo seco de videira, que se transformou numa viçosa planta.

A rosa está simbolicamente ligada a dois momentos da vida de Rita. Antes de morrer a santa pediu a uma parente que buscasse uma rosa, algo que era impossível de se encontrar, uma vez que nevava naquele dia. Essa prima encontrou, além da rosa, dois figos.

Um dia, diante do crucifixo no convento, Rita pediu a Cristo a graça de sofrer como ele. Um espinho se desprendeu da imagem e abriu uma chaga na sua fronte. Ela viveu durante 13 anos com esse sinal na testa. No momento de sua morte, em 22 de maio de 1457, a ferida, que tinha um odor forte, passou a exalar cheiro de rosas.