Buscar no Cruzeiro

Buscar

, motoristas, ônibus, sorocaba, paralisação, greve, segunda-feira

Motoristas de ônibus de Sorocaba podem parar a partir de segunda

A categoria alega que tomou a decisão após as reivindicações de reajuste salarial e melhorias nos benefícios não terem sido aceitas

19 de Maio de 2022 às 07:41
Ônibus na plataforma do Terminal Santo Antônio, em Sorocaba
Ônibus na plataforma do Terminal Santo Antônio, em Sorocaba (Crédito: Fábio Rogério/ Arquivo JCS (2/4/2021) )

Os motoristas de ônibus do transporte público de Sorocaba podem fazer paralisação a partir da próxima segunda-feira (23). A categoria aprovou a greve por unanimidade, em duas assembleias realizadas na quarta-feira (18). Segundo o Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região, a decisão foi tomada após as reinvindicações de reajuste salarial e melhorias nos benefícios não terem sido aceitas. As empresas dos setores de transporte urbano da cidade, bem como de fretamento e rodoviário do município e da região vão aderir à manifestação. Em Sorocaba, o movimento abrangerá também o transporte especial. 

De acordo com o sindicato, os trabalhadores querem reposição salarial compatível com a inflação dos últimos 12 meses, acumulada em 12,88%. Pedem, ainda, aumento real de 4% acima da inflação.
 

Conforme a entidade, nos últimos dias, houve várias com as emprestas e a Prefeitura de Sorocaba. O sindicato diz que, nos encontros, propôs a flexibilização das formas de pagamento da inflação acumulada. Porém, as partes não teriam chegado a um acordo. 

 

Nos encontros, o sindicato afirma ter proposto  

O sindicato da categoria vai notificar as concessionários e o Executivo sobre o protesto nesta quinta-feira (19). O artigo 13 da lei federal 7.783/89 determina que greves no setor de transportes coletivos precisam ser comunicadas com 72 horas de antecedência.

Em nota, a Urbes – Trânsito e Transportes, empresa responsável pela administração do setor na cidade, informa que, até as 9h20, ainda não havia sido notificada pela entidade sobre a possibilidade de greve. A empresa pública destaca estar acompanhando as negociações entre o sindicato e as operadoras do transporte público. Apesar da situação no momento, a Urbes demonstra otimismo quanto a um consenso entre as partes. "A Urbes está atenta ao caso e sempre pronta a colaborar para a melhor solução possível e a manutenção da oferta do transporte público à população", pontua. (Da Redação)