Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Mais de 100 crianças serão atendidas por projeto social da PUC

19 de Maio de 2022 às 00:01
Cezar Ribeiro [email protected]
(Crédito: Divulgação)

Amor, bondade e caridade são palavras que definem sentimentos nobres. Também é o significado da sigla do projeto ABC, que será organizado neste mês pela liga de pediatria da PUC Sorocaba, que completa 25 anos em 2022. O projeto social, que completará neste ano o seu 22° aniversário, oferecerá atendimento médico a mais de 100 crianças no dia 28, das 8h às 12h, na Policlínica de Votorantim. A triagem das crianças foi feita pelo neuropediatra Prof. Danilo de Assis Pereira. O diferencial desta edição é o atendimento a casos de doenças neurológicas como Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), cefaléia e microcefalia.

Segundo a presidente da liga de pediatria, Letícia Góes, durante a espera pelo atendimento, as crianças poderão assistir a apresentações dos “Pucalhaços”. Uma iniciativa que reune alunos de enfermagem e medicina em um trabalho voluntário. Na recepção serão recolhidas algumas informações e as orientações serão passadas paras as famílias. Em seguida, os pacientes passarão pelo processo de antropometria, que consiste nas medições da altura, perímetro cefálico, teor de gordura e pesagem. Depois das medições, a criança será encaminhada para a sala de vacinação, para verificar se o calendário vacinal está em dia. Após esses procedimentos, a criança será encaminhada para as avaliações cardiológica, neurológica e oftalmológica.

No final dessas avaliações, a criança passará pelos pediatras (professores) para o atendimento médico. Se necessário haverá prescrição de medicação, e, por fim, orientação aos pais. Além disso, será possível retirar os medicamentos na farmácia do centro acadêmico.

“Na sala de cardiologia, nós temos uma parceria com a liga de cardiologia. Também tem a liga de endocrinologia, de oftalmologia, etc. Então é uma parceria com diversas instituições e ligas, que é organizada pela liga de pediatria. Participarão também estudantes do curso de enfermagem, nutrição e médicos convidados”, explica a presidente ao falar da participação de outras ligas acadêmicas no projeto.

Coordenada pela dra. Izilda das Eiras Tâmega, a liga de pediatria da PUC aceita ajuda de voluntários, principalmente da área da saúde como enfermagem, nutrição e medicina. A participação de voluntários de outras áreas será avaliada. O período de inscrição vai até o dia 21 de maio e poderá ser feito através dos números 11-97672-9991, com Letícia, e 15-98137-4746, com Dr. Danilo. (Cezar Ribeiro (programa de estágio)