Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Usinas fotovoltaicas serão instaladas nos terminais de Sorocaba

19 de Maio de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Projeto tem a parceria e investimentos da CPFL Piratininga.
Projeto tem a parceria e investimentos da CPFL Piratininga. (Crédito: SECOM SOROCABA)

Os dois principais terminais de ônibus urbanos de Sorocaba -- Santo Antônio e São Paulo (TSP) -- receberão usinas fotovoltaicas. Após a conclusão do projeto, que será feito pela Urbes Trânsito e Transportes em parceria com a CPFL Piratininga e que inclui também a troca de lâmpadas por modelos mais econômicos, com tecnologia de LED, a iniciativa vai gerar uma economia anual de aproximadamente R$ 90 mil aos cofres públicos, nas despesas com consumo de energia elétrica nesses terminais.

O termo de compromisso, que autoriza a implantação do novo sistema, foi assinado na terça-feira (17). A instalação das usinas será viabilizada sem custos à municipalidade, uma vez que a Urbes foi contemplada em chamada pública de projeto de eficiência energética da CPFL Piratininga, garantindo a liberação de R$ 700 mil para investimento em ações nessa área. A implantação dos equipamentos nos dois terminais terá início ainda em maio e está prevista para ser concluída em junho, supervisionada pela Urbes e pela Prefeitura de Sorocaba.

“Sorocaba sai na frente, mais uma vez, em termos de tecnologia, sempre buscando o pioneirismo em inovação. É exemplo de parceria com a iniciativa privada, a custo zero, gerando economia que pode ser investida em outras melhorias à população. Esperamos que esse sistema se torne modelo de sucesso e que possamos instalá-lo também em outras unidades do município”, disse o prefeito Rodrigo Manga.

Nos dois terminais serão substituídas, ao todo, 259 lâmpadas e instaladas 270 placas fotovoltaicas (140 no TSA e 130 no TSP) sobre a cobertura de cada um deles. O sistema de usina solar dos dois terminais de ônibus terá capacidade para gerar uma potência de até 108 kWp (quilowatt/pico), representando o desempenho máximo de um painel solar em quilowatt por hora (kWh).

O consumo habitual de energia elétrica nos dois terminais é de 609,72 MWh/ano (Megawatt por ano), sendo que a economia gerada por meio das placas fotovoltaicas e da modernização da iluminação será de 213,1 MWh/ano, o que representa 34% do total consumido.

“A energia fotovoltaica é excelente para o meio ambiente. Além de um investimento muito inteligente, com a economia de 213.100 KWh/ano e a redução de 13,15 toneladas por ano de dióxido de carbono (CO2), equivalente ao plantio de 162 árvores”, explicou o Antônio Oliveira, representante da empresa Volts Ampere, empresa responsável pela execução do projeto nos dois terminais.

“De fato, o futuro está em investir em energias limpas, ainda mais quando isso implica em redução no consumo de energia elétrica”, complementou Fábio Barroso, consultor de negócios da CPFL Piratininga. (Da Redação)