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Maior ‘pacote’ de tombamentos de bens ferroviários

A expectativa é de que, com a medida, sejam captados recursos para restauro e conservação

17 de Maio de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Muitos bens estão deteriorados ou sofreram vandalismo.
Muitos bens estão deteriorados ou sofreram vandalismo. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

O patrimônio cultural do Estado de São Paulo passa a contar a partir de agora com dois conjuntos ferroviários, incluindo estações do século 19, 65 locomotivas antigas a vapor e elétricas -- algumas raridades do século 19 -- além de vagões e equipamentos. É o maior ’pacote’ de tombamentos de bens do patrimônio ferroviário já registrado em São Paulo. As resoluções que constam os bens ferroviários são do Conselho o Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat). Outros 27 itens estão em estudo para tombamento.

O Condephaat considerou que os bens são representativos da memória ferroviária paulista e do País. Os bens estão espalhados pelos remanescentes de antigas ferrovias como Paulista, Mogiana, Central do Brasil, Sorocabana, São Paulo Railway e Santos-Jundiaí. Muitos estão deteriorados ou sofreram vandalismo. A expectativa é de que, com o tombamento, que restringe intervenções ou outra destinação a esses bens, sejam captados recursos para restauro e conservação.

A estação de Varnhagen atual substituiu a estação original de Ipanema, que foi a ponta da linha tronco da Estrada de Ferro Sorocabana de 1876 a 1880. Após a inauguração da Sorocabana entre São Paulo e Sorocaba, em 1875, o imperador Dom Pedro II autorizou a extensão da linha para atender a Fábrica de Ferro de Ipanema, primeira siderúrgica brasileira. Atualmente a estação fica no município de Iperó, em área adjacente à Floresta Nacional de Ipanema (Flona), administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O tombamento inclui casas de ferroviários e operadores da linha, além de 456 metros de leito ferroviário. Uma das casas resistiu ao tempo mesmo sendo predominantemente de madeira. A proteção atinge ainda a subestação de energia, com três transformadores externos fabricados nos Estados Unidos, bem como o painel de controle da Westinghouse.

O tombamento abrange também o material rodante que marcou o processo de eletrificação ferroviária no Estado. Destacam-se uma locomotiva elétrica centenária fabricada pela General Eletric em 1921 e outra da Metropolitan Vickers, de 1926. Várias ’Baratinhas’, ’Lobas’, ’Mini-Saias’, ’Pimentinhas’, ’Pão-de-Forma’ e ’Baratão’ -- apelidos dados às locomotivas levando em conta seu formato -- estão entre os bens tombados.

De acordo com a diretora da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico (UPHH), Elisabete Mitiko Watanabe, desde 2011 o Condephaat vem reconhecendo a importância do patrimônio ferroviário e atendendo demandas de prefeituras e associações de preservação. No caso do conjunto de Varnhagen, em Iperó, a subestação se refere à primeira fase da eletrificação da Sorocabana. O prédio da subestação está bem conservado, mas a própria estação sofreu intenso processo de deterioração.

O conjunto é vizinho da Fazenda Ipanema, que preserva remanescentes arquitetônicos, maquinários da antiga Fábrica de Ferro Imperial tombados pelo patrimônio histórico nacional e está aberta à visitação. ‘Infelizmente, o tombamento não traz consigo os recursos necessários para a recuperação dos bens, mas o reconhecimento de sua importância cultural e da necessidade da sua preservação abre a possibilidade de captação de recursos através das leis de incentivo à cultura e de emendas parlamentares’, explicou a diretora.

A técnica lembra que os bens tombados são apenas uma amostragem do patrimônio ferroviário paulista, já que tombamento acaba sendo uma seleção, pois não dá para tombar todos os bens. ‘Esses bens que não são tombados precisam ser protegidos por outras ações, tanto por iniciativa das prefeituras, inclusive em parcerias com a iniciativa privada, como das associações de preservação ferroviária, que vêm fazendo um excelente trabalho no Estado de São Paulo’, concluiu. (Da Redação com Estadão Conteúdo)